Fertilidade

Biopsia testicular: saiba mais sobre a cirurgia de captação de espermatozóides

Por Redação Doutíssima 03/05/2014

A biopsia testicular  é um teste para remover uma pequena amostra de tecido de um ou ambos os testículos e examiná-la sob um microscópio para avaliar a capacidade de um homem em ser pai de uma criança.

biopsia testicular

A biopsia testicular pode, em raras ocasiões, ser feita para ajudar a determinar a causa da infertilidade masculina. Ela pode ser feita se apresentar condições como:

 

  • Sêmen do homem não contém esperma.
  • Resultados do teste hormonal estão dentro da faixa normal

 

O teste não é normalmente usado para detectar câncer de testículo. Quando há suspeita de câncer, um procedimento cirúrgico aberto é feito para confirmar o diagnóstico. A biopsia testicular também pode ser feita para recuperar o esperma para a fertilização in vitro para injeção intracitoplasmática de espermatozóides.

Como se preparar para a biopsia testicular

Antes de passar pelo procedimento, não esqueça de informar seu médico se você:

 

  • Teve Problemas de sangramento.
  • É alérgico a algum medicamento, incluindo anestésicos.
  • Tome os medicamentos regularmente. Tenha certeza que seu médico sabe os nomes e doses de todos os seus medicamentos.
  • Está tomando medicamentos para afinar o sangue, como a warfarina( Coumadin), heparina, enoxaparina ( Lovenox), aspirina, ibuprofeno ou outros medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides.

 

Você terá que assinar um termo de consentimento que diz que você entende os riscos de uma biopsia testicular e concordar com o procedimento. Converse com o seu médico sobre quaisquer preocupações que você tem sobre a necessidade do exame, dos seus riscos, como é que vai ser feito, ou o que os resultados vão dizer.

Se uma biopsia testicular é feita sob anestesia local, não é necessário nenhum outro procedimento especial.

Como é feito o exame?

Esta biopsia é feita por um cirurgião ou um médico que trata de problemas de saúde reprodutiva em homens (urologista) no consultório médico, uma clínica de cirurgia ou um hospital.

O paciente se deita de costas sobre uma mesa de exame. A pele sobre o testículo é higienizada com uma solução anti-séptica, e a área em torno dela é coberta com um pano estéril. Um anestésico local será injetado na pele do escroto para a área se tornar dormente. Em seguida, uma pequena incisão é feita através da pele, e um pequeno pedaço de tecido testicular é removido com uma tesoura pequena. Um único ponto de costura é utilizado para fechar a incisão no testículo, e um outro ponto é utilizado para fechar a incisão na pele.

biopsia testicular

O processo é geralmente repetido no outro testículo. A área escrotal é então enfaixada. E o paciente é solicitado a utilizar um suporte atlético durante vários dias após o procedimento para ajudar a suportar os testículos enquanto as incisões curam.

A biopsia geralmente demora de 15 a 20 minutos. O paciente é geralmente aconselhado a abster-se de atividade sexual por 1 a 2 semanas após a biopsia. E deve ser evitado lavar a área durante vários dias.

Riscos

Existe um pequeno risco de hemorragia prolongado ou infecção por este procedimento. Não existe o risco de problemas de ereção ou fertilidade como um resultado deste biopsia. Se a anestesia geral é utilizada, há um pequeno risco de complicações da anestesia.

Resultados

Um patologia examina a amostra de biopsia através de um microscópio para qualquer anormalidade na produção de esperma ou de maturação. Os resultados são geralmente disponíveis em 2 a 4 dias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar! 

Saiba mais:

Conheça as principais causas da infertilidade masculina

6 tratamentos contra infertilidad mais utilizados

Quais os principais tratamentos contra infertilidade?

7 Perguntas e respostas sobre a infertilidade

Endometriose e infertilidade: é preciso quebrar o silêncio

Contra a infertilidade: Saiba mais sobre a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)

Aprenda como o esperma é produzido