Dica do Nutricionista

6 bons alimentos que você provavelmente não está comendo

Por Redação Doutíssima 04/05/2014

Alguns alimentos são tão saudáveis que entram na lista de bons alimentos de todo especialista de nutrição. Mas sempre há alguns que acabam sendo esquecidos. Alguns nutricionistas realizaram uma lista dos alimentos que você provavelmente não está adicionando à dieta mas que deveria começar. Eles selecionaram apenas alimentos que são acessíveis a todos e rico em nutrientes, e que além de tudo, são super saborosos!

Top 6 bons alimentos

bons alimentos

 

1. Feijões e lentilhas

Feijões e lentilhas são realmente superstars na lista dos bons alimentos – rico em proteínas, fibras, carboidratos complexos, ferro, magnésio, potássio e zinco.

O feijão é versátil e acessível em sua certeira. E segundo a nutricionista americana Bonnie Taub, uma dica é diminuir o sódio dos feijões enlatados através de enxaguar os grãos profundamente em água.

 

2. Melancia

A melancia é o fruto favorito do verão de todos. Mas pelo seu gosto natural doce, algumas pessoas tentam evitá-la, por acharem que a fruta é rica em açúcar.

A autora e nutricionista Elizabeth Ward diz que a melancia deve estar presente na dieta de todos, “É divertida para comer, doce, suculenta, baixa em calorias e repleto de vitaminas C e A, potássio e licopeno. Além de possuir muita água que ajuda a atender as necessidades de líquidos.”

 

3. Batatas doces

As batatas doces são muitas vezes consideradas como ricas em calorias e carboidratos porque elas são naturalmente muito doce. Mas não se deixe enganar. Elas entram com tudo na lista dos bons alimentos. “Batatas doces são nutritivas e um dos melhores vegetais que você pode consumir. Além de ser uma grande fonte de beta-caroteno, vitamina C, fibras e potássio, este vegetal é altamente versátil que pode ser apreciado com poucas calorias”, diz a nutricionista.

bons alimentos

4. Repolho Roxo

A médica e nutricionista Christine Gerbstadt vota para o repolho roxo no top bons alimentos. “É uma grande fonte de fibras, vitaminas A, D e K, ácido fólico , e muitos minerais com apenas 22 calorias em uma xícara. Rico em antioxidantes, este vegetal pode aumentar as enzimas que combatem câncer. Você pode comê-lo cru, cozido, doce, salgado e adicionar em praticamente tudo o que quiser também.”

 

5. Tomates enlatados

Os pequenos tomates em cubos enlatados são essenciais na despensa, segundo professor chris Rosenbloom da Georgia State University. “Todo mundo pensa que fresco é melhor, mas cozinhar o tomate ajuda a liberar um pouco do licopeno de combate à doença de modo que é melhor absorvido”, diz Rosenbloom.

Um estudo realizado em 2009 no Journal of Clinical Oncology mostra que uma dieta rica em tomate pode ajudar a prevenir o câncer de próstata e que o licopeno, um antioxidante forte, também pode ajudar a prevenir outros tipos de câncer. É claro que muitos outros fatores de estilo de vida e genéticos também afetam o risco de câncer.

 

6. Iogurte grego

Para finalizar a lista dos bons alimentos, não deixe de fora o iogurte grego da sua dieta. Todos os iogurtes são excelentes fontes de cálcio, potássio, proteínas, zinco e vitaminas B6 e B12. O que distingue o iogurte grego é a sua textura mais grossa e mais cremosa, pois o soro líquido é coado para fora. Além disso ele possui menos lactose que os outros iogurtes regulares  e o dobro do ter de proteína.

Judith Rodriguez, professora e nutricionista diz: “Ignore as calorias do açúcar extras encontrados na maioria dos iogurtes e aumente a proteína escolhendo iogurte grego.”

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!  

 

Saiba mais:

Confira esses 6 alimentos ricos em vitamina B para você priorizar na sua alimentação

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

7 Maneiras de secar a barriga com iogurte grego

Nutricionista explica de maneira prática, quais os 5 lanches saudáveis e práticos para o dia a dia

Dica da nutricionista: posso comer frutas à vontade para complementar a minha dieta?

Fuja das comidas que sugam as suas energias