Especialidades

Dúvida do leitor: Como saber se sou frígida? Nossos especialistas respondem!

Por Redação Doutíssima 05/05/2014

A falta de interesse sexual, também chamada de “frigidez”, é um transtorno comum em muitas mulheres. A maioria das mulheres que sofre deste transtorno acaba por se conformar com este fato, seja por razões de timidez ou falta de informação. Você deve estar pensando “E agora, como saber se sou frígida?!”. Nossos especialistas esclarecem mais sobre o assunto!

saber se sou frígida

Como saber se sou frígida?

 

O termo correto para “frigidez”, na realidade, é “disfunção do desejo sexual“. O ginecologista Eduardo Zlotnik estima que 30% das mulheres apresentam a chamada disfunção do desejo sexual: “Só que o que pode acontecer é o médico muitas vezes não perguntar sobre a existência desse tipo de problema e a paciente, constrangida em falar, deixar de buscar um tratamento adequado e eficaz”, afirma ele.

O psiquiatra Geraldo Ballone esclarece: “Frigidez é uma disfunção sexual caracterizada pela diminuição acentuada ou perda total da libido. A moderna classificação psiquiátrica denomina esse estado de Transtorno da Excitação Sexual Feminina, que não deve ser confundida com o Transtorno Orgástico Feminino, que há interesse sexual, prazer, sem orgasmo“.

Segundo a sexóloga Margareth Labate, as reações sexuais na mulher se dão através do desejo, excitação e orgasmo. Ela explica que um bloqueio psico-fisiológico pode causar a disfunção do desejo sexual em qualquer uma dessas três fases. “Quando surge na fase do desejo, podemos classificar como uma inapetência sexual ou da libido. A alteração, nessa fase, é a mais comprometedora pois inibe todo o processo sexual. Já quando o bloqueio acontece na excitação, o problema se representa pela alteração na lubrificação vaginal. E, se ele se manifesta na fase orgástica, podemos considerar uma anorgasmia feminina”.

 

O que causa a disfunção do desejo sexual?

 

saber se sou frígidaA sexóloga Iara Jukemura explica que a auto-estima pode ser uma dos fatores responsáveis pela frigidez: “A mulher até no sexo é mais romântica do que o homem. Então, quando ela é magoada por ele com críticas, falta de carinho, traição, a auto-estima sofre um baque, fazendo com que ela perca o prazer de fazer sexo“. Iara acrescenta: “Problemas hormonais, ginecológicos, estresse e depressão também fazem com que a mulher perca a satisfação sexual. Ninguém pode atingir um orgasmo estando com uma ferida no cólon do útero ou com problemas emocionais”.

Geraldo Ballone defende que a sensibilidade feminina também é um fator contribuinte. “A mulher vincula sua satisfação e interesse sexuais ao conforto emocional global. Isso quer dizer que se um filho está com febre, se há desemprego na família, conflito doméstico ou qualquer outra coisa que mobilize suas emoções, a sexualidade fica seriamente prejudicada”, explica o psiquiatra.

 

O que fazer caso eu sofra de disfunção do desejo sexual?

 

A primeira coisa a fazer é realizar uma consulta com um ginecologista: ele investigará as possíveis causas fisiológicas. Se as causas forem psicológicas, recomenda-se um tratamento com um psicanalista ou sexólogo. “Dores ou deformidades que levam às alterações psíquicas podem também estar entre as causas do problema. Em sexologia, os fatores psicológicos e físicos estão sempre presentes”, comenta Eduardo Zlotnik.

Iara Jukemura alerta que o tratamento deve ser iniciado o mais breve possivel, pois a mulher que não consegue obter prazer através do sexo acaba desencadeando diversos problemas. “Toda mulher que começa a perder o desejo pelo sexo fica amargurada, enciumada, crítica em relação às outras mulheres, se tornando o que chamamos de mal-amada. A terapia sexual é fundamental para ela se redescobrir, trabalhar sua sensibilidade, suas crenças e sua auto-estima”, explica Iara.

 

Saiba mais sobre a frigidez feminina e suas causas assistindo ao vídeo abaixo:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

 

Saiba mais:

 

Aumento da libido: Viagra feminino chega ao mercado

Como combater a perda de libido feminina

Perda da libido ? 7 Dicas para aumentar a libido da sua namorada

5 Coisas que acabam com a libido do casal

15 alimentos que aumentam a libido

4 Alimentos afrodisíacos para esquentar sua vida sexual

Sexo na gravidez – a perda da libido no primeiro trimestre de gravidez