Clínica Geral

Infarto agudo do miocárdio e parada cardíaca não são a mesma coisa: conheça as diferenças

Por Redação Doutíssima 05/05/2014

Facilmente e comumente confundidos, o infarto agudo do miocárdio e a parada cardíaca não são a mesma patologia. Ambos acometem o mesmo órgão, o coração, mas seus sintomas e efeitos são diferentes.

O infarto agudo do miocárdio – ou ataque cardíaco – ocorre quando o fluxo de sangue que vai até uma parte do coração acaba sendo bloqueado por um período de tempo prolongado. Isso faz com que o músculo cardíaco seja danificado ou até morra.

Infarto do miocárdio faz com que o músculo cardíaco seja danificado ou até morra. Foto: Shutterstock

Infarto do miocárdio faz com que o músculo cardíaco seja danificado ou até morra. Foto: Shutterstock

Na maioria das vezes, o infarto é causado por um coágulo sanguíneo. O sangue coagula por alguma razão e impede o fluxo sanguíneo normal de chegar às artérias coronárias, as quais cumprem a função de levar sangue e oxigênio para o coração.

Quando isso acontece, o coração passa a ficar sem oxigênio e as células cardíacas começam a morrer. Dependendo do tempo de duração do infarto agudo do miocárdio, a não oxigenação do órgão pode comprometer totalmente o seu funcionamento ou até mesmo fazer com que ele pare de funcionar.

A causa desse tipo de anomalia nem sempre é conhecida. Elas são diversas e podem variar de pessoa para pessoa. Algumas causas comuns incluem estresse (físico ou emocional), aumento súbito na atividade física (infartos podem ocorrer durante jogos de futebol no final de semana, pois o corpo não está preparado para a leva tão grande de atividade repentina) ou quando exigimos demais do coração em temperaturas muito frias.

Os sintomas mais conhecidos do infarto agudo do miocárdio são a dor aguda no meio do peito, as dores no braço, na barriga ou na mandíbula, náuseas, palidez, suor intenso, falta de ar e fraqueza ou tontura. O médico deve ser procurado o mais rápido possível em casos de suspeita de infarto.

Quando não é infarto agudo do miocárdio

A parada cardíaca, ao contrário do infarto agudo do miocárdio, significa a cessão ou diminuição próxima de nula dos batimentos do coração. Isso faz com que o sangue pare de circular dentro do corpo e o paciente precise ser atendido imediatamente.

Em caso de parada cardíaca, cada segundo é decisivo entre a morte e a vida da vítima. O processo de ressuscitação deve ser iniciado em menos de três minutos. A partir deste tempo, por causa da falta de circulação de sangue pelo corpo inteiro, lesões cerebrais começam a se formar. Quando passam de cinco minutos, as chances de o paciente voltar à vida se aproximam de 0%.

O infarto agudo do miocárdio é a doença que mais mata no mundo atualmente. O problema se agrava porque metade das pessoas que sofrem dessa doença não consegue chegar a tempo até o hospital. Arritmias graves causadas pelo infarto levam à parada cardíaca e impossibilitam a recuperação do paciente.

Tratamento

O tratamento para o infarto agudo do miocárdio já está bem avançado e os médicos sabem identificar os fenômenos adequadamente. O atendimento foca na rapidez para a desobstrução da artéria, prevenindo danos mais graves ao coração ou a ocorrência de uma parada cardíaca, que causa danos ao cérebro.

Normalmente, a pessoa que passou por um infarto agudo do miocárdio precisa ficar sob observação no hospital por mais 48 ou 72 horas. Isso acontece porque o problema pode voltar a se repetir nesse período de tempo e os médicos precisam ter certeza de que o paciente está saudável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?