Especialidades

Substituição da válvula aórtica: entenda como funciona a cirurgia no coração

Por Redação Doutíssima 05/05/2014

A cirurgia para a substituição da válvula aórtica é um procedimento que vem ganhando cada vez mais espaço na classe médica. Com o aumento da longevidade, esse tipo de operação vem sendo aperfeiçoada por médicos brasileiros.

A válvula aórtica, também conhecida como valva aórtica, é a estrutura do coração que é responsável pela passagem de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta, de forma a abastecer o coração. Uma doença muito comum a esta válvula é a estenose, que dificulta a passagem de sangue.

Cirurgia de troca de válvula é realizada com auxílio de circulação extracorpórea. Foto: Shutterstock

Cirurgia de troca de válvula é realizada com auxílio de circulação extracorpórea. Foto: Shutterstock

Portadores desta patologia, normalmente, apresentam sintomas como dor no peito, arritmia, falta de ar, sensação de desmaio e síncope. Mas o que mais alarma é que a pessoa que possui estenose pode não sentir absolutamente nada.

Vários exames são realizados para identificar a doença. Há vezes em que a substituição da válvula aórtica pode ser indicada. Nesses casos, o paciente deve estar em tratamento regular com as medicações prescritas pelo cardiologista responsável. Se ele tiver mais de 40 anos, o médico pode investigar a possível existência de doenças coronárias.

Indicação de substituição da válvula aórtica

Após todas as opções checadas e exames feitos, o médico cardiologista pode indicar a substituição da válvula aórtica por meio de processo cirúrgico. Tal procedimento é realizado com auxílio de circulação extracorpórea. A prótese que será colocada no lugar da válvula danificada pode ser tanto biológica quanto mecânica, dependendo do caso e das indicações médicas.

As próteses biológicas são de origem porcina (que vem do porco) ou bovina (do boi). Ambas as opções são tratadas em substâncias especiais que as conservam sem as células vivas, fazendo com que não haja rejeição no organismo do paciente operado.

As próteses são silenciosas e fazem com que o operado não precise tomar o remédio anticoagulante com a substituição da válvula aórtica. Uma das suas desvantagens é que, com o tempo, assim como os tecidos do corpo, a prótese também vai se desgastando. Dentro de certo período haverá a necessidade de trocá-la. Isso também dependerá da idade do paciente e da posição da prótese.

Uso de próteses mecânicas

A substituição da válvula aórtica também pode se dar por meio de próteses mecânicas, conhecidas ainda como próteses metálicas ou próteses de carbono, feitas à base de carbono pirolítico. Todo o processo de montagem é realizado com alta tecnologia.

A maior vantagem desse tipo de prótese é que ela não se desgasta ao longo do tempo, fazendo com que a troca não seja necessária. Porém, algumas das desvantagens devem ser levadas com muito cuidado.

A prótese, por ser mecânica, faz um barulho parecido com o de um relógio e pode incomodar um pouco. Outra coisa é o fato de que o paciente terá de tomar o remédio anticoagulante para o resto da vida. Esse tipo de prótese não é indicado para pessoas com coagulopatia, aneurisma cerebral, gastrite crônica ou com tendência à hemorragia.

O procedimento de substituição da válvula aórtica é feito com anestesia geral e o paciente precisa ficar internado e sob observação. O período de internação pode variar de sete a 30 dias. A cirurgia é bastante delicada. É normal que, ao concluir a intervenção, o paciente seja levado ao Centro de Tratamento Intensivo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?