Qualidade de vida > Zen

Conheça 7 técnicas para relaxar em 60 segundos e fuja do estresse do dia a dia

Por Redação Doutíssima 06/05/2014

A rotina agitada e a falta de tempo abrem cada vez mais espaço para as tensões e para o estresse. E se alguém lhe dissesse que existem sete técnicas para relaxar? E que estas sete técnicas para relaxar são fáceis de serem praticadas? E que, com sete técnicas para relaxar, sua vida pode mudar completamente? Difícil de acreditar? Informe-se e pense melhor a respeito.

Priorizar os momentos de lazer e exercícios físicos é sempre uma maneira de espantar as preocupações. No dia a dia, pode ser até mais simples.

Momentos de lazer são importantes para você espantar de vez as preocupações. Foto: Shutterstock

Momentos de lazer são importantes para você espantar de vez as preocupações. Foto: Shutterstock

As sete técnicas para relaxar

Separamos sete técnicas para relaxar em apenas 60 segundos. Confira, pratique, aproveite e relaxe completamente!

1. Faça contagem regressiva olhando para cima: mesmo que seja bastante simples, a primeira das sete técnicas para relaxar ajuda muito, pois aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção da outra. Comece a contagem com 60 e vá diminuindo. Além disso, olhe para cima. O movimento estimula o sistema nervoso, ajudando a reduzir a pressão arterial e a diminuir o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento.

2. Anote suas preocupações: essa técnica para relaxar aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso ir com mais calma. Isso é uma forma de dizer “não preciso resolver tudo isso agora”. A mesma técnica auxilia no combate à insônia. Coisas que não nos deixam dormir são exteriorizadas e a mente pode se acalmar melhor, nos deixando dormir.

3. Controle a respiração por um minuto: um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. Quanto mais a mente fica conturbada, mais forte é a sensação de ansiedade. Algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco. Inspire profundamente pelo nariz, segure por alguns segundos e então solte o ar. Repita isso várias vezes.

4. Relaxe o corpo: outro fato bem comum que ocorre com a ansiedade é a contração involuntária dos músculos, causando tensão e desconforto. Normalmente, os que mais sofrem são os músculos do pescoço e das pernas. A quarta das sete técnicas para relaxar impõe seções de alongamento. Aposte em movimentos circulares, fazendo-os bem lentamente, com o pescoço, pulsos e tornozelos. Isso irá aliviar e “soltar” a musculatura.

5. Reviva os gibis: o hábito da leitura leve, como a de um gibi, é uma boa técnica para relaxar em momentos de tensão. Se a leitura for muito complexa ou extensa, ela pode causar distração e irritação. Leituras leves como gibis e revistas ajudam a diminuir a ansiedade. Tente ler o que evita trazer pensamentos de angústia.

6. Carregue o lanche certo: experimente parar um pouco para fazer um lanche. Pode parecer estranho, mas, nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. Só não abuse! Escolha o tipo de lanche certo para afastar ao máximo a ansiedade e o estresse. Coma castanhas ou laranjas, pois esses alimentos possuem selênio e vitamina C. Ambos auxiliam no funcionamento do sistema nervoso.

7. Bolinha de tênis: caso esteja em casa, coloque a última das sete técnicas para relaxar em prática. Ponha a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem girando a bolinha nos pontos em que a tensão é maior. Depois, massageie o ombro e toda a região próxima do pescoço. Há também a opção dos massageadores feitos exatamente para isso, que são completamente efetivos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse