Esporte

Escolha uma atividade física que te dê prazer e viva mais! Exercícios para lazer aumentam expectativa de vida

Por Redação Doutíssima 06/05/2014

Praticar alguma atividade física nas horas de folga, como fazer uma caminhada ou pedalar no parque, aumenta a expectativa de vida, independentemente da intensidade da atividade ou do peso da pessoa. A importância dos exercícios para lazer foi reforçada por um estudo feito pela Universidade de Harvard, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Os pesquisadores levantaram dados de seis estudos diferentes sobre exercícios para lazer. Ao todo, eles estudaram mais de 650.000 participantes com idade de 21 a 90 anos – a maioria tendo mais de 40 anos.

Em uma hora de pedaladas, é possível queimar cerca de 840 calorias. Foto: Shutterstock

Em uma hora de pedaladas, é possível queimar cerca de 840 calorias. Foto: Shutterstock

São considerados exercícios para lazer aquelas atividades que não tem data ou horário certo para acontecer, ou são obrigatórios. Alguns exemplos são os esportes amadores, as caminhadas ou um passeio de bicicleta.

Importância dos exercícios para lazer

O nível mínimo de atividade física para aumentar a longevidade prevê o acréscimo de 75 minutos de caminhada rápida (ou outra atividade moderada) por semana. Esta modalidade de exercícios para lazer acrescenta 1,8 ano na expectativa de vida de uma pessoa acima dos 40.

Os resultados ainda mostraram que essa mesma atividade, realizada 150 minutos por semana, eleva em 3,4 anos a longevidade da pessoa. Se praticado durante 450 minutos semanais, esse aumento chega a 4,5 anos.

A obesidade é relacionada a um menor aumento da longevidade – mas isso não significa que os exercícios para lazer não possam elevar a expectativa de vida de pessoas acima do peso. A atividade física regular prolongou a vida de todas as pessoas que foram examinadas no estudo, independentemente do seu peso.

Opções prazerosas

Pratique os exercícios para lazer e ganhe mais saúde. Opções para isso não faltam. Escolha a atividade certa e mande o sedentarismo para bem longe, ainda aumentando sua expectativa de vida. Confirma algumas opções e escolha a modalidade que mais combina com você:

– Vôlei: não é difícil passar pelo parque e encontrar um grupo de pessoas se divertindo e suando a camisa em partidas de vôlei. Se enturme e aproveite. Em uma hora de jogo, você queima uma média de 420 calorias.

– Bicicleta: tranquilidade, prazer e muita diversão. Esse tipo de exercícios para lazer pode garantir muitos benefícios e, a melhor parte, é que você pode convidar a família inteira para participar. Em uma hora de pedaladas, você queima, aproximadamente, 840 calorias.

– Caminhada: além de exercitar-se, você ainda contempla uma paisagem gostosa e aproveita um pouco da natureza. Nesse ótimo exercício, em uma hora, você queima 270 calorias, em média.

– Corrida: o tempo dedicado à corrida passa muito mais rápido quando você escolhe o lugar certo. Aproveite que os parques oferecem uma dose extra de prazer e tranquilidade, muitas vezes com uma pista própria para o treino. Em uma hora de corrida, você queima 900 calorias.

– Patinar: essa modalidade de exercícios para lazer revive a infância e ajuda a mandar embora aquelas calorias que ficaram por causa da pizza no final de semana. Em uma hora de passeio sobre as rodas, você queima, aproximadamente, 500 calorias.

– Basquete ou futebol: uma partida de basquete com os amigos ou a conhecida “pelada” é uma escolha perfeita para quem busca um esporte prazeroso e recheado de diversão. Que tal experimentar uma partidinha? Mas cuidado: sem exageros!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse