Dica do Nutricionista

Questione antes de tentar: será que dietas de revista servem para mim?

Por Nichollas Correa 06/05/2014

Com o crescente número de dietas de revista que surgem a cada dia é importante saber qual a eficácia de cada uma e para quem são indicadas 

dietas de revista

Toda semana são publicadas em revistas dietas que prometem a perda de vários quilos em pouquíssimo tempo, assim como existem pessoas que a cada mês estão fazendo uma dieta diferente. Elas fazem a dieta do suco, da lua, do sol, porém não conseguem atingir o resultado esperado.

Muitas dessas pessoas seguem essas dietas durante a semana, mas não resistem aos finais de semana, consumindo mais comida do que faziam habitualmente. Ao conferir o peso, a balança acusa mais peso que na última pesagem. Isso soa familiar?

Aquela dieta que aquela atriz famosa fez e que foi publicada na revista pode não se adequar a você, pois seu peso, sua altura e seu gasto energético são completamente diferentes. Vou fazer uma analogia para exemplificar. Existem dias que você usa seu smartphone para várias atividades, como jogar, ficar na internet e entrar em redes sociais, a bateria não dura o dia todo precisando que você recarregue mais de uma vez. Em outros dias que você usa menos a bateria dura mais sendo necessária somente uma carga.

Neste momento você deve estar pensando o que tem a ver seu corpo com um smartphone. Imagine que seu corpo é a bateria e o alimento é a energia que vem da recarga. Quando você come menos que seu corpo precisa não tem força para realizar as atividades do dia a dia. Os sintomas mais claros de que você está ingerindo menos calorias que o necessita, que frequentemente ocorrem nestes tipo de dieta, são: cansaço, dores de cabeça, mau humor, tonteira e até desmaios.

Mas as dietas de revista são boas ou ruins?

Podemos dizer que as dietas de revista não trazem nenhum benefício à saúde e a mídia frequentemente noticia várias loucuras que pessoas fazem em busca da perda de peso. Recentemente, um caso que me chocou muito foi a ingestão de algodão para inibir o apetite. São maluquices como esta que podem levar a um problema grave de saúde ou mesmo à morte. Não seja imediatista, uma dieta não deve ser feita pensando somente em uma época ou eventos como verão, a praia ou o carnaval, mas sim mantida ao longo de todo o ano.

Aqueles quilinhos extras que tanto incomodam não apareceram de um dia para o outro e tambem não desaparecerão da mesma forma, com o milagre prometido nas dietas de revista. A dieta não precisa ser sinônimo de tortura. Busque a ajuda de um nutricionista, que prescreverá uma dieta conforme suas necessidades diárias, que aliada com exercício físico regular irão produzir resultados fantásticos!

Uma dica para manter a motivação: depois que estiver com sua dieta em mãos, abra seu armário e pegue uma calça que você adora, mas que não lhe cabe mais e use essa peça de roupa como estímulo. Vestir essa peça novamente será uma conquista!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

8 Dicas para seu treino de musculação render

6 Maneiras fáceis e práticas de ficar forte sem musculação ou halteres

Saiba reconhecer e corrigir os erros da musculação

10 Dicas para aumentar o resultado da musculação

Saiba mais sobre o circuito de musculação na academia

Dicas de treino de musculação para iniciantes

Como aumentar a sua massa muscular