Especialidades

Gastrite tem cura em 80% dos casos! Saiba como reverter esse problema e ficar livre das dores estomacais

Por Redação Doutíssima 07/05/2014

A gastrite tem cura em 80% dos casos, estimam os médicos. A melhor notícia é que essa cura pode ser alcançada de formanatural,com uma dieta adequada e retirando os fatores causadores da gastrite, como cigarro, bebidas alcoólicas e o uso indevido de remédios anti-inflamatórios.

Na dieta que busca comprovar que a gastrite tem cura, recomenda-se que o indivíduo se alimente a cada três horas e não beba nada durante as refeições. O mais importante é saber o que se deve e o que não se deve comer, dando preferência ao consumo de alimentos cozidos em água e sal ou grelhados.

Para curar a gastrite, é preciso uma dieta rigorosa, evitando certos alimentos. Foto: Shutterstock

Para curar a gastrite, é preciso uma dieta rigorosa, evitando certos alimentos. Foto: Shutterstock

O tratamento para a gastrite depende da causa específica, mas é importante reforçar que a gastrite tem cura. Algumas das causas podem desaparecer com o tempo e somente quanto todas elas forem eliminadas, finalizando o tratamento proposto pelo médico, é que a cura poderá ser considerada definitiva.

Caso a dieta para eliminar a doença não resolva o problema, procure um médico para que ele possa receitar algum medicamento que irá atuar no controle da gastrite.

Provando que a gastrite tem cura

A gastrite tem cura, porém, o paciente deve fazer uma dieta rigorosa, evitando certos grupos de alimentos, a saber: produtos ricos em corantes e conservantes, frituras, salsicha, salame, mortadela, alimentos congelados, carne vermelha, leite e seus derivados, açúcar e doces como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas, temperos como pimenta, temperos prontos, molho shoyu, catchup e mostarda, café, chá preto, chimarrão, refrigerantes à base de cola, frutas cítricas, como laranja, limão, maracujá, abacaxi, kiwi, entre outros, tabaco e bebidas alcoólicas.

É importante lembrar que um determinado alimento pode fazer mal a um indivíduo com gastrite ao mesmo tempo em que não traz nenhum malefício para outro que também sofra com a mesma doença. Portanto, o ideal é que o indivíduo anote em uma folha os alimentos que ele já identificou que lhe fazem mal e evitá-los, sempre que possível.

Como ocorre a gastrite

A gastrite ocorre quando o revestimento do estômago fica inflamado ou inchado. Ela pode durar por pouco tempo (gastrite aguda) ou pode durar de meses a anos (gastrite crônica).

As causas mais comuns da gastrite são determinados medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, quando tomados por um longo período, ingerir muita bebida alcoólica ou devido à infecção do estômago por uma bactéria chamada Helicobacter pylori.

As causas menos comuns da gastrite são distúrbios autoimunes, como anemia perniciosa, refluxo da bile no estômago, abuso de cocaína, ingestão de substâncias corrosivas (como venenos) ou que causam queimaduras, estresse excessivo e infecção viral, como citomegalovírus e vírus de herpes, principalmente em pessoas com sistema imunológico fraco. Trauma ou uma doença grave e súbita, como uma grande cirurgia, insuficiência renal ou ser colocado em um respirador também podem causar gastrite.

Os exames para diagnosticar a gastrite podem incluir contagem completa de células sanguíneas (CBC) para verificar se há anemia ou poucas células sanguíneas, exame do estômago com um endoscópio, chamado de endoscopia, testes de H. pylori ou um simples exame de fezes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Chega de sofrer! Conheça os melhores tratamentos para combater a azia e livre-se desse problema agora mesmo

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

5 Remédios para azia que realmente funcionam

Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas

Dez alimentos que ajudam na digestão

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer

Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

7 Dicas para consumir mais fibras

Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar

Apendicite! Todos podemos ter?