Clínica Geral

Intolerância à lactose pode surgir em diferentes momentos da vida

Por Redação Doutíssima 07/05/2014

A intolerância à lactose é uma incapacidade de digerir a lactose, que é um tipo de açúcar presente no leite e em outros produtos lácteos. Isso ocorre quando o intestino delgado não produz quantidade suficiente da enzima lactase.

Geralmente, os bebês já produzem esta enzima para poder digerir o leite materno, mas, em partos prematuros, a criança pode apresentar intolerância à lactose. No entanto, a condição pode se manifestar em diferentes momentos da vida. Em indivíduos brancos, ela geralmente afeta crianças acima dos cinco anos de idade. Em afro-descendentes, o problema ocorre, com maior frequência, em torno dos dois anos de idade.

Leite tratado com lactase é opção para crianças e adultos com intolerância. Foto: Shutterstock

Leite tratado com lactase é opção para crianças e adultos com intolerância. Foto: Shutterstock

Causas e sintomas da intolerância à lactose

Algumas das causas para a intolerância à lactose são: cirurgia intestinal, infecções do intestino delgado causadas por vírus ou bactérias que podem afetar as células do revestimento do intestino (geralmente em crianças), doenças intestinais, síndrome do intestino irritável (que causa os mesmos sinais da intolerância à lactose).

Os sintomas da intolerância à lactose incluem inchaço abdominal, cólicas, diarreia, gases (flatulência), náusea e, em bebês ou crianças, um crescimento mais lento ou perda de peso. Normalmente, esses sintomas ocorrem de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de produtos lácteos e são frequentemente aliviados quando a ingestão de produtos lácteos é interrompida. Sendo assim, ingerir grandes doses de produtos lácteos, logicamente, pode piorar os sintomas.

O diagnóstico pode ser realizado por uma série de exames clínicos, como enteroscopia, teste do hidrogênio no ar expirado com lactose, teste de tolerância à lactose e teste do pH das fezes.

Tratamento da intolerância à lactose

A intolerância à lactose é tratada por meio da diminuição ou remoção de produtos lácteos da dieta, sendo que grande parte das pessoas com baixos níveis de lactase pode tolerar de 55 a 115 gramas de leite de uma só vez (até meia xícara) sem ter sintomas.

Pessoas com intolerância à lactose devem sempre ficar atentas aos rótulos dos alimentos, já que a lactose também é encontrada em alguns produtos não lácteos, inclusive em algumas cervejas, por exemplo.

Outra opção durante o tratamento é adicionar enzimas lactase ao leite normal e tomá-las em forma de cápsulas ou comprimidos mastigáveis.

É importante alertar que a ausência de leite na dieta pode levar a uma deficiência de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína no organismo. O ideal é ingerir de 1.200 a 1.500 mg de cálcio por dia. Nesses casos, pode-se tomar suplementos de cálcio e é recomendável passar a ingerir alimentos com grande quantidade de cálcio, como as folhas verdes, as ostras, a sardinha, o salmão enlatado, o camarão e o brócolis.

Alimentos opcionais

Felizmente, estão disponíveis no mercado alguns produtos lácteos que são mais facilmente digeríveis pelas pessoas que possuem intolerância à lactose, permitindo uma dieta sem grandes restrições.

São eles: leite de manteiga e queijos (que têm menos lactose do que o leite), produtos lácteos fermentados (como iogurte), leite de cabra (deve ser ingerido juntamente com as refeições e, se for oferecido a crianças, deve ser suplementado com aminoácidos essenciais e vitaminas), sorvete, milk-shakes e queijos envelhecidos ou duros, leite e produtos lácteos sem lactose, leite de vaca tratado com lactase para crianças maiores e adultos, fórmulas de soja para crianças com menos de dois anos e leite de soja ou de arroz para crianças pequenas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso