Dieta > Exercícios > Medicamentos

Já ouviu falar em laxante para emagrecer? Conheça os riscos do mau uso do laxante que, além de agravar a prisão de ventre, não ajuda à emagrecer

Por Redação Doutíssima 07/05/2014

Muita gente acredita que para perder peso é preciso ir ao banheiro eliminar as toxinas do corpo. Seguindo essa crença, diversas pessoas fazem o uso de laxante para emagrecer. A questão é que esse medicamento pode ter efeitos muito perigosos sobre o corpo e no final das contas, a pessoa pode acabar não perdendo nem um quilinho! Entenda mais sobre os perigos do uso de laxante para emagrecer.

laxante para emagrecer

 

O uso de laxante para emagrecer é um risco para a saúde!

 

Algumas pessoas precisam fazer uso de laxantes para melhorar seu fluxo intestinal. Os laxantes têm como função eliminar do corpo os restos alimentares por meio das fezes. A utilização principal é por pacientes que sofrem de constipação ou prisão de ventre. Quando feito com auxílio médico, o uso de laxantes pode ajudar muitas pessoas a regularem o intestino lento. O problema é que muitos acreditam que ir ao banheiro é muito mais do que uma necessidade básica do corpo e que evacuar tem o poder de emagrecer. Principalmente as mulheres acabam fazendo uso incorreto e excessivo de laxante para emagrecer, seja em pílulas ou chás laxantes. Essa prática ou mesmo só a ideia devem ser abandonadas o mais rápido possível.

A ilusão de se sentir mais leve após a evacuação é um falso sinal de que o uso de laxante para emagrecer funciona. A verdade é que os laxantes não tem a função nem o poder de eliminar as gorduras que nos dão o peso extra. O uso excessivo do laxante pode causar problemas de saúde mais importantes do que ter quilinhos a mais.  Alguns desses perigos são:

 

  • laxante para emagrecerO excesso de laxante irrita a parede do estômago, causando dores abdominais frequentes, além de paralisia intestinal, inflamação no pâncreas e o agravamento das constipações.
  • O corpo sofre uma desidratação. Quando ela tem um nível leve, pode-se notar olheiras e ressecamento na pele. Quando a desidratação é severa, ela pode causar a morte do paciente que não é diagnosticado e tratado a tempo.
  • O abuso no uso de laxantes modifica a concentração de minerais como sódio e potássio, o que pode gerar problemas nos rins como cálculos renais e até mesmo a atrofia desses órgãos.

 

Para você fazer do intestino seu aliado no processo de emagrecimento, o segredo é a alimentação. Não precisa de laxante para emagrecer. Invista em alimentos ricos em fibra, que vão regular o intestino e evitar constipações. A dose diária de fibra que deve ser consumida é de 20g para mulheres e 30g para os homens. Além disso, não esqueça de beber bastante água, no mínimo dois litros por dia, para hidratar o corpo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Metformina para emagrecer? Saiba quais são os riscos do uso deste medicamento para perder peso

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Utilize o macarrão konjac para emagrecer rápido e saudável

Shake para emagrecer funciona?

Questione antes de tentar: será que dietas de revista servem para mim?

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma