Qualidade de vida

Medicina Veterinária Preventiva: como evitar doenças no seu animal de estimação

Por Huber Gama 07/05/2014

Assim como nós, os animais também não devem procurar um médico somente quando estão doentes. Saiba mais sobre a medicina veterinária preventiva 

medicina veterinária preventiva

Olá a todos, meu nome é Huber e esse é o meu primeiro post no site Doutíssima. Sou médico veterinário com formação em clinica e cirurgia de pequenos animais. Além disso, trabalho na área de reabilitação veterinária, mais especificamente com acupuntura. A minha ideia ao escrever aqui é utilizar este canal de comunicação aberto com todos vocês para tratarmos de assuntos relacionados a medicina veterinária. Nesse primeiro texto iremos tratar de Medicina Veterinária Preventiva.

A expectativa de vida dos nossos amigos peludos aumenta a cada ano, semelhante ao que acontece conosco na medicina humana. Muito dessa evolução deve-se à melhoria dos tratamentos médicos instituídos, a qualidade da alimentação e ao novo conceito de animal como membro familiar. Sendo assim, a pergunta que fica é: você pratica medicina preventiva no seu animal? Lembrando que conceito nos remete ao próprio nome, prevenção!

Para nós médicos veterinários a saúde e bem estar do seu parceiro peludo não se resume apenas à vacinação anual, que por sinal deve ser realizada durante toda a vida, mas também à necessidade de checkups periódicos, que passam a ser anuais partir dos 6-7 anos de vida, nos quais a maioria dos animais atinge a chamada terceira idade.

 

Medicina veterinária preventiva

 

Ao nos depararmos com alguma enfermidade consulta clínica, uma informação importante é desde quando o quadro começou, o que vai além de saber simplesmente sobre os sintomas já existentes! Outra questão importante na medicina veterinária preventiva é saber se algumas alterações que encontramos nos exames de sangue justificam o quadro atual. Assim, fica mais simples de concluir se tivermos como referência exames anteriores, e de preferência quando o animal estava completamente saudável. Esse exame será a nossa referência, e qualquer valor diferente será interpretado como algo anormal.

Essa ideia de referência individual para cada animal é muito importante, pois os exames de forma geral levam em consideração a média da população e os nossos animais, às vezes, estão fora dela, o que não quer dizer que estejam doentes.

Dessa forma, converse com o clínico do seu animal sobre os exames necessários de acordo com a idade dele, e assim, antecipe possíveis enfermidades. Faça check ups anuais a partir dos 6-7 anos ou em intervalos mais curtos de acordo com a necessidade.

A prevenção é uma atitude que apenas irá beneficiar os nossos animais domésticos e dessa forma prolongar a vida deles com mais qualidade e conforto.

Um abraço a todos e até o próximo post!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como lidar com seu filho e a morte de um animalzinho de estimação

Animais de estimação trazem benefícios à saúde humana 

Animais de estimação em casa: dicas para uma vida em conjunto mais saudável para todos 

Saúde de animais de estimação: Por que o banho e escovação são importantes 

8 Produtos que na verdade têm ingredientes de origem animal e você nem desconfia 

Saiba como ajudar seu filho a se adaptar facilmente a uma mudança de casa 

Casamento e longevidade: casamento pode aumentar a longevidade, saiba como!