Especialidades

Entenda quais são as causas da apendicite e qual o melhor tratamento para essa doença

Por Redação Doutíssima 08/05/2014

A apendicite é a inflamação do apêndice, uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso. As causas da apendicite estão ligadas diretamente a uma obstrução do apêndice – órgão que integra o sistema digestivo.

O apêndice se localiza entre o intestino grosso e delgado e tem a função de produzir muco constantemente, o qual se mistura com as fezes. É um órgão que tem o formato de um dedo de luva: sempre que há obstrução do apêndice, o órgão inflama, gerando a apendicite.

As causas da apendicite podem ser variadas, incluindo um trauma abdominal. Foto: Shutterstock

As causas da apendicite podem ser variadas, incluindo um trauma abdominal. Foto: Shutterstock

Possíveis causas da apendicite

As causas da apendicite podem ser variadas, incluindo o fator genético, a pressão dos glânglios linfáticos, o traumatismo local, um parasita intestinal, pedra na vesícula ou o aumento da pressão interna do órgão.

Quanto ligadas a fatores genéticos, as causas da apendicite dependem muito de como o órgão está posicionado, facilitando ou não a entrada de fezes. Isso varia bastante conforme a sua abertura, que é a mesma para entrada e saída de resíduos. Quanto menor for esta abertura, maior será a chance de ela ser bloqueada. Já a pressão dos glânglios linfáticos ocorre com a presença de alguma infecção intestinal.

Pancadas fortes na barriga e acidentes de carro também podem estão entre as possíveis causas da apendicite. Em razão do traumatismo local provocado netas condições, pode ocorrer o rompimento do órgão ou mesmo o impedimento da perfeita irrigação sanguínea do mesmo.

Por outro lado, se um parasita estacionar na porta de entrada e saída do apêndice, bloqueando a saída do muco, esta será mais uma das possíveis causas da apendicite. O mesmo ocorre se uma pedra vier a se deslocar da vesícula.

Outra forma de a apendicite se manifestar tem origem no aumento de gases produzidos pelas bactérias que normalmente vivem ali, o que causa a elevação da pressão interna do apêndice.

Sintomas e tratamento

Os sintomas de apendicite variam, podendo ser difícil de diagnosticar a doença em crianças menores, em idosos e em mulheres em idade reprodutiva. Geralmente, o primeiro sintoma é dor em volta do umbigo, que pode ser vaga no início, mas se tornar cada vez mais aguda e grave. O paciente também pode apresentar sintomas como a falta de apetite, a náusea, vômitos e uma febre baixa.

Se o apêndice se rompe, a dor pode desaparecer por um breve período. Nessas situações, a melhora será sentida de forma repentina, apenas. No entanto, uma vez que o revestimento da cavidade abdominal fica inflamado e infectado, a dor piora e o indivíduo fica ainda mais doente.

Se o paciente não tiver complicações, após o diagnostico feito pelo médico, será realizada uma cirurgia para a retirada do apêndice. Como os exames usados para diagnosticar a apendicite não são perfeitos, algumas vezes, a operação revelará que seu apêndice é normal. Neste caso, o cirurgião removerá seu apêndice e explorará o resto do seu abdômen para constatar outras causas para sua dor.

Se uma tomografia computadorizada mostrar que você tem um abscesso de um apêndice rompido, será preciso trata-lo da infecção, removendo o seu apêndice somente depois que a infecção e a inflamação estiverem sanadas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Chega de sofrer! Conheça os melhores tratamentos para combater a azia e livre-se desse problema agora mesmo

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

5 Remédios para azia que realmente funcionam

Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas

Dez alimentos que ajudam na digestão

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer

Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

7 Dicas para consumir mais fibras

Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar

Apendicite! Todos podemos ter?