Clínica Geral > Especialidades

Você sabe como deve cuidar da sua higiene íntima na praia? Veja algumas dicas fundamentais para se manter saudável!

Por Redação Doutíssima 08/05/2014

No verão, todo mundo gosta de ir aproveitar as temperaturas quentes no litoral, pegar uma praia e curtir o mar e o sol ao máximo. Mas na empolgação do calor e das férias, muitas pessoas acabam se descuidando da higiene íntima na praia.

higiene íntima na praia

É importante estar sempre em dia com a higiene íntima e especialmente na praia, onde muitos fatores podem contribuir para infecções na região. Ações como permanecer com o biquini molhado por muito tempo ou esquecer da cuidar da região íntima após o contato com a areia podem trazer problemas de saúde e acabar com a sua viagem.

Mas sem exagerar, você não precisa sair correndo do mar para casa somente para não ficar com o biquini molhado. Relaxe e curta o mar e o sol tranquilamente, basta só seguir algumas instruções básicas e simples de higiene íntima na praia.

Dicas de higiene íntima na praia

Ao retornar para casa ou para o hotel, basta que a mulher higienize a região íntima com água corrente e um sabonete neutro, segundo o Dr. Paulo Margarido, ginecologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

Os cuidados de higiene íntima na praia vai depender se a saúde ginecológica da mulher estiver bem ou não. Se tudo estiver OK, você não precisa de grandes cuidados especiais ao ir à praia. Mas não se esqueça de assim que retornar da praia, tome um banho e utilize o sabonete líquido neutro. Seu ph é mais parecido com o da área que foi exposta ao sal do mar e da areia, diz o Dr. Paulo.

higiene íntima na praia

O biquini úmido é o maior vilão da higiene íntima na praia. Logo após sair do mar, é possível sentir alguns grãos de areia na calcinha. Nestes casos, é recomendado um banho com água corrente e a utilização do sabonete neutro prestando atenção para que ele não penetre no interior da vagina, pois isso pode causar um problema como vulvite.

Se antes da viagem você descobrir alguma infecção na região ou sintomas como coceira, corrimento e ardor, os cuidados devem ser redobrados. Segundo o médico, não é preciso se desesperar, mas é preciso cuidar com a exposição ao sol, contato com areia e o uso do biquini. O médico alerta sobre a exposição ao sol entre às 10h e às 16h, horários que a nossa imunidade cai, de forma que as infecções causadas por fungos acontecem com mais facilidade. Portanto, evite a exposição nestes horários.

Mas fique tranquila,viajar para a praia não está proibido, com alguns cuidados com a higiene íntima na praia você estará livre de riscos de infecções e mal estar da região e conseguirá aproveitar o verão com tudo!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dossiê completo sobre a higiene íntima feminina

Higiene íntima: usar ou não lenços umedecidos?

Regras fundamentais para uma boa higiene íntima

Higiene íntima: os médicos dizem não à ducha vaginal

Como prevenir a infecção vaginal

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Para fazer em casa: 5 Tratamentos de cabelo pós praia