Amor e Sexo > Dica do Nutricionista > Dieta

Você sabia que baixar o colesterol melhora o desempenho sexual? Entenda o assunto

Por Redação Doutíssima 08/05/2014

Uma série de pesquisas científicas tem apontada para uma conclusão surpreendente: baixar o colesterol melhora o desempenho sexual. Isto se aplica, especialmente, por seu auxílio na prevenção e controle da disfunção erétil.

Parte dessa relação se explica pelos efeitos causados por medicamentos utilizados no controle do colesterol, os quais podem facilitar as ereções. Dessa forma, o uso destes fármacos reforçaria que baixar o colesterol melhora o desempenho sexual.

Pesquisas apontam que remédio que baixa o colesterol melhora desempenho sexual. Foto: Shutterstock

Pesquisas apontam que remédio que baixa o colesterol melhora desempenho sexual. Foto: Shutterstock

Como baixar o colesterol melhora o desempenho sexual

Entre os estudos que afirmam que baixar o colesterol melhora o desempenho sexual, está o conduzido e divulgado pela Rutgers Robert Wood Johnson Medical School, dos Estados Unidos. Seus pesquisadores identificaram uma estreita relação entre o chamado colesterol ruim, o LDL e a dificuldade de ereção entre os homens.

A base do estudo contou com onze levantamentos científicos sobre as estatinas, um medicamento utilizado no controle do colesterol, especialmente o do tipo LDL. O fármaco possui importantes contribuições à saúde ao prevenir doenças como infarto e derrame. Mas o que mais surpreendeu foi o seu papel decisivo no desempenho masculino na cama.

Foi verificada maior propensão de eficiência sexual em razão do uso de estatinas. Além de reduzirem os níveis de gordura acumulada no sangue, elas expressam uma proteína específica que em muito contribui para evitar a disfunção erétil. Assim, com o auxílio da estatina, os cientistas alegam que baixar o colesterol melhora o desempenho sexual.

Saiba mais sobre as estatinas

Por sua contribuição sexual observada quando aplicada no controle do colesterol, a administração de estatinas pode ser considerada como um meio adicional no tratamento aplicado à disfunção erétil.

O tratamento dos fatores de risco cardiovascular que caracterizam a síndrome metabólica, como a obesidade abdominal, a pressão alta e o diabetes, é uma maneira conhecida de diminuir os riscos de impotência sexual.

Apesar dos benefícios inegáveis e da chance de confirmar que baixar o colesterol melhora o desempenho sexual, o ideal é não depender de medicamentos – seja para reduzir os níveis de gordura no sangue ou para satisfazer sua parceira e a si mesmo na cama.

O recomendado pela classe médica é desenvolver hábitos de vida saudável para prevenir ou conter a subida dos níveis de colesterol no organismo. Para quem já convive com o problema, é possível ter no uso da estatina uma solução eficaz e com ganhos adicionais. Contudo, sua administração depende sempre de recomendação médica.

Sobre o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura produzida em nosso organismo e que está presente em alimentos de origem animal, como leite integral, ovos e carne. Ele desempenha funções fundamentais no organismo, mas quando em excesso no sangue se torna bastante prejudicial, pois ele aumenta o risco de desenvolver doenças do coração.

O colesterol é encontrado em nosso sangue de duas formas, nos tipos LDL (conhecido como colesterol “ruim”) e HDL (o chamado colesterol “bom”). O colesterol ruim se deposita em nossas artérias de forma a provocar o seu entupimento. Já o tipo bom atua em direção oposta, retirando o excesso de gordura para fora dos vasos sanguíneos e, assim, impedindo o seu depósito e reduzindo a formação de placas de gordura.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso