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11 alimentos que fazem bem ao coração: invista no consumo diário e diminua o risco de doenças

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

Manter o coração saudável é essencial para evitar problemas cardiovasculares. Você sabia que existem alimentos que fazem bem ao coração? A verdade é que o simples ato de escolher o que é colocado no prato é determinante para manter em forma este importante órgão do corpo humano.

Estudos comprovam que, entre os alimentos que fazem bem ao coração, estão aqueles ricos em fibras e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Eles auxiliam na redução do colesterol ruim, um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Azeite de oliva ajuda a diminuir o colesterol ruim e a elevar o bom no sangue. Foto: Shutterstock

Azeite de oliva ajuda a diminuir o colesterol ruim e a elevar o bom no sangue. Foto: Shutterstock

O consumo diário deste tipo de alimentos pode ajudar a reduzir em até 80% o risco de doenças cardíacas. No entanto, além de consumi-los com maior frequência, é importante variar na alimentação e reduzir a ingestão de alimentos prejudiciais.

Conheça alimentos que fazem bem ao coração

Para cuidar da sua saúde, listamos 11 alimentos que fazem bem ao coração e que não podem faltar no seu cardápio diário.

1. Castanhas: ricas em ômega-3, nozes, amêndoas e a castanha-do-pará atuam como um anti-inflamatório natural nos vasos sanguíneos, reduzindo os triglicerídeos e prevenindo doenças cardíacas.

2. Peixes de águas geladas: salmão, atum, sardinha e truta são ricos em ômega-3, que é indicado para controlar a pressão sanguínea e prevenir o desenvolvimento de aterosclerose.

3. Azeite de oliva extra-virgem: o consumo de duas colheres de sopa diariamente ajuda a diminuir o colesterol ruim e a elevar as taxas do colesterol bom no sangue. Por ser rico em graxos monoinsaturados, o azeite também auxilia na diminuição da agregação plaquetária, prevenindo o surgimento de coágulos sanguíneos e placas nas paredes dos vasos.

4. Tomate: integra a relação de alimentos que fazem bem ao coração por sua forte ação antioxidante, graças à presença do licopeno. O fruto ajuda a diminuir os níveis de colesterol do organismo, ajudando a prevenir quadros de aterosclerose.

5. Linhaça: rica em fibras, ácidos graxos e proteínas, combate o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, além de melhorar a memória e a concentração.

6. Alimentos à base de soja: considerada um dos alimentos mais completos, a soja é rica em ferro, fósforo, cobre, potássio, magnésio e manganês, ômegas 3 e 6, que melhoram a circulação sanguínea.

7. Aveia: fonte de betaglucana, a aveia retarda a absorção de carboidratos e gorduras no organismo. Além disto, possui ômega 3, potássio e fibras que podem ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim na corrente sanguínea.

8. Manjericão e salsa: com grandes concentrações de flavonóides, ajudam a evitar a formação de placas nas artérias e combatem os radicais livres. Além disto, o manjericão, por ser fonte de magnésio, propicia o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue.

9. Cebola: nem todos a apreciam, mas ela também está entre os alimentos que fazem bem ao coração. Contém flavonoides, com propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger a função cardíaca e a reduzir o teor de gordura no sangue. Também tem grande poder anti-inflamatório e bactericida. Meia cebola é capaz de aumentar em até 30% o nível de colesterol bom.

10. Abacate: por possuir alto teor de ômega 9, o abacate estimula a produção do colesterol bom e diminui a ação dos radicais livres.

11. Vinho: beber uma taça ao dia é suficiente para beneficiar a saúde do coração. A bebida é fonte de resveratrol, um antioxidante que bloqueia a agregação de plaquetas, evitando o desenvolvimento de aterosclerose.

 

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