Especialidades

Cuide da saúde do coração: 10 super dicas para manter-se longe das doenças cardíacas

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

As doenças do coração são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Para manter a saúde do coração e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, é importante adotar um estilo de vida saudável.

Cuidando da saúde do coração, se torna muito mais fácil evitar que algo de ruim aconteça com um dos mais importantes órgãos do corpo humano.

Adotar um estilo de vida saudável ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Foto: Shutterstock

Adotar um estilo de vida saudável ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Foto: Shutterstock

Cuide da saúde do coração

Preparamos 10 dicas que vão lhe ajudar a cuidar da saúde do coração, implementando pequenas ações corretivas e preventivas no seu dia a dia.

1. Tome leite: consumir regularmente entre duas e quatro porções diárias de laticínios com pouca gordura ajuda a baixar a pressão arterial, que, por sua vez, reduz os riscos de ataques cardíacos e derrames. Já as demais proteínas contidas no leite, como vitamina D, cálcio e magnésio, podem trazer benefícios para a saúde do coração. No entanto, o leite integral contém muita gordura.

2. Pratique exercícios físicos: exercícios leves, como o Tai Chi (arte marcial chinesa), são ideais para baixar a pressão arterial, que provoca algumas doenças do coração.

3. Coma peixe: por sua grande concentração de ômega 3, o peixe é um importante aliado na prevenção das doenças coronarianas. Inserir o peixe na dieta alimentar regularmente faz com que seu ritmo cardíaco diminua.

4. Beba suco de romã: além de reduzir o endurecimento das artérias, diminuindo o colesterol e prevenindo problemas do coração, o suco de romã impede o espessamento das artérias e retarda a oxidação do colesterol pela metade.

5. Consuma alimentos de soja: todos os seus derivados, como tofu, leite, proteína, suco e carne, possuem grande quantidade de gorduras poli-insaturadas, fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a cuidar da saúde do coração.

6. Ria sem receios: é comprovado cientificamente que pessoas que dão mais risadas e são mais bem humoradas têm menos chances de sofrer algum problema no coração.

7. Durma bem: pessoas que dormem menos de cinco horas por dia têm 30% a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que dormem oito horas. A privação do sono resulta na compressão dos vasos sanguíneos e no aumento da pressão arterial. Também afeta a regulação do açúcar no sangue, que contribui o desenvolvimento de doença vascular, que pode levar a doenças cardíacas.

8. Respire fundo: ao respirar de forma mais lenta e profunda, com cerca de dez respirações por minuto, ao invés das 17 respirações normais, durante 15 minutos por dia, ao longo de dois meses, é possível manter a pressão arterial sob controle.

9. Ouça ritmos musicais calmos: o simples ato de escutar músicas com ritmos lentos ou mais calmos para meditação, ajuda a levar a frequência cardíaca a níveis saudáveis. Já o contrário, acelera a respiração e a circulação.

10. Caminhe: fazer uma caminhada é o melhor exercício físico para cuidar da saúde do coração. Ao contrário da corrida, que acelera o batimento cardíaco, as caminhadas são mais suaves e ajudam a fortalecer o coração e a reduzir o colesterol. Com 30 minutos de caminhada leve por dia é possível reduzir o risco de ataques cardíacos pela metade.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?