Especialidades

Doença coronária é responsável por 30% das mortes de brasileiros anualmente; entenda o porquê

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), a doença coronária é a segunda principal causa de morte cardiovascular entre os brasileiros, sendo responsável por cerca de 30% de todas as mortes no Brasil.

Sintomas comuns, como dor no peito, sensação de cansaço e falta podem ser o prenúncio de uma doença coronária, que precede um quadro de infarto. Conhecida como Doença Arterial Coronária Crônica, ela atinge principalmente indivíduos idosos, diabéticos, fumantes, hipertensos e que tenham histórico de colesterol elevado no sangue.

Conhecida como Doença Arterial Coronária Crônica, atinge principalmente idosos. Foto: Shutterstock

Conhecida como Doença Arterial Coronária Crônica, atinge principalmente idosos. Foto: Shutterstock

A doença coronária é provocada pelo entupimento parcial das artérias coronárias, que, como consequência, gera o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração. Caso ocorra o entupimento total de uma artéria, o indivíduo pode sofrer graves complicações, como insuficiência cardíaca, infarto ou morte súbita.

O quanto antes for diagnosticada a doença, maior é a chance de recuperação. O aparecimento dos sintomas indica que pelo menos uma das três principais artérias coronárias já está com 70% de seu calibre obstruído. O bloqueio resulta em tecidos danificados e em uma perda permanente da contração dessa região do músculo cardíaco.

Causas da doença coronária

Geralmente, a doença coronária é causada pela aterosclerose, uma enfermidade que ocorre quando substâncias gordurosas formam um acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias.

Em virtude desta formação intensa de coágulos, as artérias coronárias se estreitam, dificultando a circulação do sangue para o coração e, em casos mais graves, interrompendo este fluxo e provocando um infarto.

Este quadro pode ser agravado quando associado a outros fatores de risco, como idade avançada, histórico de doença cardíaca na família, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, fumo, bebida alcoólica, doenças renais crônicas, acúmulo de estresse, sedentarismo e excesso de peso.

Sintomas

Apesar de possuir sintomas bastante evidentes, em alguns casos, é possível ter a doença coronária e não apresentar indícios. A angina é o sintoma mais comum, sendo este um sinal de que o coração não está recebendo sangue ou oxigênio de forma suficiente.

A dor no peito pode ser intensa, também podendo ser sentida o pescoço, nos braços, na barriga e na parte superior das costas, surgindo normalmente durante uma atividade ou momento de emoção. Outros sintomas incluem falta de ar e fadiga.

Tratamento

O tratamento da doença coronária envolve a combinação de um ou mais remédios para tratar a pressão arterial, o diabetes e os níveis altos de colesterol, sendo que cada tratamento dependerá dos sintomas e da gravidade da doença. Já os procedimentos e cirurgias utilizados para tratar a doença incluem a angioplastia e a colocação de stent, ponte de safena e cirurgia cardíaca minimamente invasiva.

Mudanças no estilo de vida são benéficas para prevenir o desenvolvimento da doença. Medidas como reduzir de sal na comida, cortar alimentos com gordura saturada em sua dieta, parar de fumar e praticar exercícios físicos regularmente ajudam a controlar a doença.

A doença coronária, quando não diagnosticada, pode ser muito perigosa, trazendo como possíveis complicações o ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, angina instável e morte. Ao identificar qualquer um dos sintomas da doença, procure um médico para a realização de um exame minucioso.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?