Clínica Geral

Endocrinologia: Saiba o que essa especialidade médica trata

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 09/05/2014

Apesar de ser uma especialidade em crescimento, pouca gente sabe realmente o que faz o endocrinologista.

 Sabemos  que o cardiologista cuida do coração, que o ginecologista cuida da saúde das mulheres e que o pediatra trata de crianças. Contudo, apesar de ser uma especialidade em franca ascensão, alguém, volta e meia, sempre pergunta: “O que faz o endocrinologista?”.

Endocrinologista é o médico especialista nos transtornos das glândulas endócrinas. Diferentemente das glândulas exócrinas, que secretam substâncias nas cavidades internas ou para o exterior do corpo, as glândulas endócrinas são responsáveis por secretar substâncias na corrente sanguínea. Essas substâncias são chamadas de hormônios,  responsáveis por uma série de funções fundamentais para o nosso organismo.

 

endocrinologista

Alterações hormonais, que muitas vezes podem causar obesidade, são tratadas por endocrinologistas.

Entre as funções que os hormônios ocupam no organismo,estão a regulação do metabolismo, da reprodução, do crescimento e do desenvolvimento. Distúrbios da secreção ou da ação dos hormônios podem levar a uma série de doenças que devem ser tratadas e diagnosticadas pelo endocrinologista. 

 

Doenças tratadas pela endocrinologia

  1.   obesidade;
  2.  alterações do colesterol e triglicerídeos;
  3.  diabetes mellitus;
  4.  doenças da tireoide;
  5.  distúrbios da puberdade e do crescimento;
  6.  alterações menstruais e excesso de pelos;
  7.  osteoporose e outras doenças do metabolismo do cálcio;
  8.  doenças das glândulas hipófise e adrenais.

Os hábitos de vida moderna, caracterizados por alimentação inapropriada e sedentarismo, assim como o aumento da expectativa de vida, são os responsáveis pelos níveis epidêmicos de algumas destas doenças. Por exemplo, de cada 100 brasileiros, estima-se que em torno de 40 estejam acima do peso, 10 estejam obesos e 12 estejam diabéticos. O hipotireoidismo e o hipertiroidismo, doenças metabólicas causadas por alterações na produção de hormônios pela glândula da tireoide, localizada abaixo do pomo de adão, no pescoço, também afetam parte da população brasileira: 10 por cento das mulheres que possuem idade acima de 40 anos apresental algum problema na tireoide. 

 

endocrinologista

Problemas que afetam a glâdula da tireóide, localizada abaixo do pomo de adão, no pescoço, são diagnosticadas e tratadas pelo endocrinologista.

Uma vez que o médico endocrinologista está sendo cada vez mais requisitado, é importante que todos conheçam a abrangência da Endocrinologia como especialidade. Isso fará com que a população saiba procurar por este profissional quando necessário, garantindo assim tratamento qualificado para os problemas em questão, que crescem cada vez mais. O diabetes é um destes problemas. O tipo 1 quanto o tipo 2, é um dos problemas mais graves da sociedade brasileira. Cerca de 12.054.824 pessoas no país e são portadores do diabetes, segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes.

endocrinologia

O diabetes é uma doença grave que deve ser controlada e tratada seja por medicamentos, seja pela aplicação de insulina; sempre com acompanhamento médico.

 

O diabetes tipo 1 surge na infância ou na adolescência. Neste tipo de diabetes, o pâncreas, perde a capacidade de produzir insulina, hormônio responsável pela absorção da glicose na circulação sanguínea, sendo necessária que a insulina seja apliacada diariamente no paciente, aplicação esta que ele mesmo pode fazer. Já o diabetes tipo 2 desenvolve-se em adultos e a causa não é a não produção de insulina e sim a resistência do corpo em relação a este hormônio.

Pessoas obesas, acima de 40 anos, sedentárias e que consomem tavbaco e álcool estão propensas ao desenvolivimento da doença. É interessante ressaltar que o fator genético influencia no aparecimento da doença. Sintomas como sede, vontade de urinar várias vezes ao dia, irritabilidade, tontura e náuseas são normais para os dois tipos de diabetes. 

 

Viram como o endocrinologista é importante? 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele?  Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!