Especialidades > Tabagismo

O estilo de vida ajuda a diminuir o risco de doença cardíaca em até 80%, diz OMS

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

A cada dia, o número de pessoas com problemas no coração aumenta. Ataques cardíacos, infartos do miocárdio, derrames cerebrais, entre outros males do coração, acometem indistintamente homens e mulheres. A gravidade destas doenças é tamanha que são responsáveis cerca de um terço de todas as mortes registradas. Que tal, então, diminuir o risco de doença cardíaca?

Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento destas patologias são o sobrepeso, o tabagismo, o sedentarismo, o colesterol elevado e a hipertensão, sendo que todos eles estão diretamente ligados ao estilo de vida.

É importante mudar hábitos de vida para diminuir o risco de doença cardíaca. Foto: Shutterstock

É importante mudar hábitos de vida para diminuir o risco de doença cardíaca. Foto: Shutterstock

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), pessoas que seguem um estilo de vida mais saudável conseguem diminuir o risco de doença cardíaca em até 80%. Assim, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos são medidas fundamentais para se prevenir destas doenças do coração.

Como diminuir o risco de doença cardíaca

Para começar a diminuir o risco de doença cardíaca, busque inserir no seu dia a dia a prática de atividades físicas, pois isto traz muitos benefícios para o corpo e para a mente.

Apesar de ser de conhecimento de todos a importância do exercício físico para a saúde, muitos o deixam em segundo plano. Exercitar-se pelo menos 30 minutos durante cinco dias por semana combate a obesidade e controla o colesterol do sangue, além de reduzir o estresse e diminuir o risco de doença cardíaca.

Na prevenção das patologias do coração, as atividades físicas têm um papel determinante. Durante a prática do exercício ocorre um aumento do tamanho das coronárias, o que ajuda no processo da vascularização.

A atividade física também melhora o fluxo sanguíneo do cérebro, hipertrofia o músculo do coração, combate o colesterol ruim e ainda faz com que ocorra uma diminuição da frequência cardíaca de repouso.

Alimentação

O cuidado com a alimentação é uma das maneiras mais eficazes de se prevenir de diversas enfermidades, assim como diminuir o risco de doença cardíaca. Alimentos como alho, cebolas e frutas secas fortalecem o sistema imunológico, evitando muitas doenças.

Estudos comprovam que os alimentos brancos, como a maçã, a pera, a couve-flor e a fruta-do-conde, também previnem doenças cardíacas, pois são ricos em cálcio, o que ajuda a baixar a pressão arterial. Como possuem uma substância chamada flavina, que renova as células e controla os níveis de glicose e de triglicerídeos no sangue, ainda atuam na prevenção do AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Insira em sua dieta alimentar frutas ricas em vitamina C, como a laranja, a acerola e o limão, que são oxidantes, assim como feijão, banana e couve, que são ricos em vitaminas do complexo B, diminuindo as chances de surgimento da aterosclerose nas artérias coronárias.

O consumo de um pedacinho de chocolate preto por dia também é benéfico, visto que em virtude da presença de flavonóides, ele impede a formação de placas de ateroma no interior das artérias.

Além da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, é importante mudar outros hábitos de vida para diminuir o risco de doença cardíaca. Evitar vícios como o cigarro e o álcool e fugir do estresse são medidas que apresentam resultados muito positivos na prevenção.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?