Especialidades

Trombose venosa profunda: o que é, sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

A formação de um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo venoso pode provocar o desenvolvimento da trombose venosa profunda, uma doença potencialmente grave.O coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar inchaço e dor no indivíduo.

Na grande maioria dos casos, a trombose venosa profunda se forma na panturrilha ou na batata da perna, podendo ainda se instalar nas coxas. Relativamente comum, a doença, se não tratada, pode provocar complicações a curto ou longo prazo.

Se não tratada, a trombose pode provocar complicações a curto ou longo prazo. Foto: Shutterstock

Se não tratada, a trombose pode provocar complicações a curto ou longo prazo. Foto: Shutterstock

Caso o coágulo se desprenda, passando a se movimentar pela corrente sanguínea, a doença gera uma embolia, que, se ficar presa no cérebro, nos pulmões ou no coração, pode causar graves lesões a estes órgãos.

Se este coágulo se deslocar até o pulmão, obstruindo uma artéria, ele dará origem a um episódio de embolia pulmonar que, conforme o tamanho do coágulo e a extensão da área comprometida, pode se tornar fatal.

Causas da trombose venosa profunda

A principal causa da trombose venosa profunda é a permanência prolongada em uma mesma posição, o que é comum em viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas, assim como no repouso em decorrência de doenças ou procedimento cirúrgico. Adultos acima dos 60 anos são mais vulneráveis a doença. No entanto, ela pode ocorrer em qualquer idade.

A formação dos coágulos de sangue pode ocorrer quando algo retarda ou altera o fluxo de sangue nas veias. Isto pode acontecer após um cateter de marcapasso ter sido passado através da veia na virilha, por exemplo. Ou ainda quando há uma fratura na pélvis ou nas pernas.

O fluxo de sangue também pode ser alterado pelo hábito de fumar, por insuficiência cardíaca, por cirurgia recente, especialmente as de quadril, de joelho ou cirurgia pélvica feminina e por obesidade.

Outros fatores de risco que potencializam este quadro é a produção de glóbulos sanguíneos em excesso pela medula óssea, o que torna o sangue mais denso e lento do que o normal. Os primeiros seis meses depois de um parto também se enquadram nos fatores de risco da trombose venosa profunda.

Sintomas

A trombose venosa profunda pode se desenvolver sem apresentar nenhum sintoma. Quando a doença já se manifestou, costumam surgir inchaços, dor, calor, rubor (vermelhidão), maior sensibilidade e rigidez da musculatura na região em que se formou a trombose.

Quando a doença se apresenta com seus sinais e sintomas clássicos, ela é facilmente diagnosticada clinicamente.  No entanto, na maioria dos casos, isto não acontece, o que exige a realização de exames de laboratório e de imagem, como a ressonância magnética, a flebografia e o ecodoppler colorido.

Quanto mais precocemente for feito a identificação da doença e, consequentemente, iniciado o seu tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro e evitar complicações e sequelas.

Tratamento

Apesar de que em alguns casos seja necessária uma intervenção cirúrgica, a grande maioria dos episódios de trombose venosa profunda é tratada por meio medicamentoso. O tratamento busca evitar a formação de coágulos ou, se eles já estão instalados, promover sua reabsorção pelo organismo.

Isto pode ser feito por meio de anticoagulantes, para afinar o sangue e os fibrinolíticos, que ajudam a dissolver os trombos. O tratamento pode ser reforçado com o uso de meias de compressão, pois elas ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo das pernas, minimizando o risco de surgirem novos coágulos sanguíneos.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?