Especialidades

Angina tem cura! Bem tratada, a dor no peito deixa de ser um sofrimento

Por Redação Doutíssima 10/05/2014

Dor no peito ou a sensação de aperto no centro do peito são os principais sintomas de angina, uma doença que ocorre devido a diminuição da quantidade de oxigênio que chega ao coração, geralmente em razão de placas de gordura ou de ateromas, no interior das artérias coronárias.

No entanto, apesar da dor intermitente e do grande desconforto e pressão no peito sofrido pelo pacientes com angina, a doença tem cura, sendo que isto pode ser alcançado com tratamento adequado.

Apesar da dor intermitente e do desconforto que causa, a angina tem cura. Foto: Shutterstock

Apesar da dor intermitente e do desconforto que causa, a angina tem cura. Foto: Shutterstock

A angina pode se manifestar de três maneiras. Ela pode ser estável (surgindo geralmente com uma dor no peito após esforço ou estresse), instável (quando a dor no peito surge a qualquer momento), e variante (caracterizada pela dor no peito que surge durante o sono ou logo pela manhã).

Dentre estas causas, a angina instável é a forma mais grave da doença, pois, nesta variante, nem mesmo o repouso e a medicação aliviam os sintomas, o que aumenta o risco de infarto.

Tratamento da angina

Em geral, a angina pode ser tratada com o uso de medicação específica, como o AAS, estatinas e betabloqueadores. O tratamento medicamentoso associado a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis atuam de forma efetiva na cura da angina. Por isto, é preciso imprimir algumas mudanças no seu estilo de vida.

Uma alteração significativa a ser adotada é a parar de fumar. O fumo sobrecarrega o coração, obrigando-o a trabalhar com mais vigor, o que pode desencadear crises de angina. Caso o tabagismo seja um vício, procure eliminá-lo de seu dia a dia.

Também é preciso eliminar os quilos a mais. Se você estiver acima do peso, procure emagrecer gradativamente, optando por uma alimentação de baixo conteúdo calórico, pouco colesterol e muita fibra.

Exercitar-se regularmente também auxilia na prevenção e no combate a angina. No entanto, antes de iniciar uma atividade física, converse com seu médico sobre quais as práticas de exercícios mais condizentes com seu preparo físico. Caminhada e natação são boa opções de atividades a serem praticadas, indicadas para qualquer pessoa.

Recomendações

Outra medida eficaz para ajudar a tratar a angina é saber administrar a sua carga de estresse. Para isto, procure incorporar em sua rotina atividades que ajudem a reduzir os níveis de estresse como ioga, meditação e a realização de alguns hobbies.

Procure também controlar a pressão arterial, seguindo uma dieta de pouco sal e rica em potássio e cálcio. Além disto, faça refeições menores e mais frequentes, procurando descansar trinta ou quarenta minutos após elas.

Dentro destes cuidados, também é importante moderar o consumo de álcool e evitar ficar em locais com temperaturas extremamente baixas ou muito elevadas. Não deixe para tomar a medicação contra a angina somente quando ocorre uma crise. Tome-a de maneira profilática antes de iniciar tarefas extenuantes. Em frente a uma crise, quanto mais cedo tomar o remédio, mais eficiente será seu efeito.

A angina, se não tratada, representa risco de vida em potencial e requer atendimento profissional. Como ela é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração, a doença limita a irrigação sanguínea, provocando uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio neste órgão.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?