Especialidades

Atenção à dor forte no peito! Conheça as causas da angina e o tratamento

Por Redação Doutíssima 10/05/2014

Sentir uma grande dor ou um aperto no centro do peito logo depois de realizar algum esforço físico, ou de alguma situação de estresse, pode ser um alerta de angina. As causas da angina estão relacionadas à obstrução de gordura na artéria coronária que leva o sangue e nutre o coração, impedindo que o músculo cardíaco receba o sangue necessário para funcionar, a doença faz com que o coração bata cada vez mais forte para compensar a falta de sangue, ocasionando forte dor no peito.

Entretanto, as causas da angina, assim como seus sintomas, podem ser variadas. No entanto, identificar esta manifestação da doença arterial coronária precocemente pode ser de grande valia para seu tratamento. Caso esta sensação também seja percebida em outras partes do corpo, diminuindo em momentos de repouso, procure um médico.

Angina tem na dor forte e intensa no peito o seu principal sinal de alerta. Foto: Shutterstock

Angina tem na dor forte e intensa no peito o seu principal sinal de alerta. Foto: Shutterstock

Causas da angina

Uma das causas da angina é a aterosclerose. Como a angina decorre da obstrução das artérias coronárias por placas de gordura que vão se depositando em seu interior, a aterosclerose é uma das principais responsáveis por este quadro, visto que ela é a causa deste processo de deposição de gordura e formação de placas que levam à obstrução progressiva das artérias coronárias.

Entre outras causas da angina, está a isquemia miocárdica, um estado em que a irrigação do músculo cardíaco não é suficiente para suprir suas necessidades para a intensidade de trabalho que está realizando. Ela ocorre durante um episódio de angina é temporária, mas também pode ser relacionada ao desenvolvimento da doença.

No entanto, a isquemia cessa com a suspensão da atividade física que desencadeou o quadro de angina e retrocede a um patamar de atividade cardíaca mais baixa ou com uso de nitroglicerina sublingual, que dilata as artérias coronárias e diminui o trabalho cardíaco.

Também podem ser citadas entre as causas da angina a doença arterial coronariana, estenose aórtica, insuficiência aórtica, estenose subaórtica hipertrófica, espasmo arterial, anemia grave.

Dentre estas causas da angina, a mais comum é a doença arterial coronariana que ocorre pela obstrução dos vasos coronarianos, responsáveis por irrigar o coração. Isto ocorre pelo desenvolvimento de placas de gordura. A ocorrência de vasoespasmos, que é o estreitamento sem obstrução destes vasos coronarianos, é mais comum em mulheres.

Tratamento da angina

Quando a angina é causada pela estenose aórtica, pode ser necessária a realização de  cirurgia para troca de válvula aórtica por prótese ou cirurgia de revascularização miocárdica.

Já nos casos em que a obstrução dos vasos coronarianos é a principal causa da angina, pode ser mais indicado uma angioplastia, tanto por balão quanto por colocação de stent. O procedimento deve ser feito quando há uma placa de ateroma bloqueando 80% ou mais a passagem de sangue dentro de alguma artéria, pois, neste caso, o risco dele se deslocar e causar um infarto são muito grandes.

Geralmente, o tratamento da doença pode ser feito por meio medicamentoso associado a mudança de hábitos de vida. Adotar uma alimentação saudável, praticar alguma atividade física, parar de fumar e perder peso são medidas que contribuem para o tratamento da angina.

Pessoas com diabetes e pressão alta precisam redobrar o cuidado com a alimentação, evitando doces e gorduras e devendo realizar avaliações cardiológicas rotineiramente.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?