Clínica Geral

Aterosclerose: saiba mais sobre os sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 10/05/2014

A aterosclerose é a formação de placas de gordura, de cálcio e de outros elementos na parede das artérias do coração e suas ramificações, ocorrendo de forma difusa ou localizada, estreitando os vasos sanguíneos devido ao excesso de gordura.

Com a ação da doença, o coração recebe uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes, tendo suas funções gradativamente comprometidas. Esta complicação é a causa de diversas doenças cardiovasculares como o infarto e a morte súbita, além do acidente vascular cerebral (AVC). A aterosclerose também pode ser chamada de doença cardíaca coronariana (DDC) ou de doença arterial coronária (DAC).

A aterosclerose está geralmente relacionada a fatores de risco tradicionais. Foto: Shutterstock

A aterosclerose está geralmente relacionada a fatores de risco tradicionais. Foto: Shutterstock

Causas da aterosclerose

Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como a pressão alta, o diabetes, o colesterol elevado, o tabagismo e a obesidade.

O consumo excessivo de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e cigarro, além da falta de atividades físicas e do excesso de peso, elevam o nível de colesterol, agredindo os vasos sanguíneos e gradativamente levando ao entupimento das artérias. Com o passar dos anos, o diâmetro do vaso diminui, podendo chegar à obstrução completa, de forma a restringir o fluxo sanguíneo na região.

A aterosclerose também pode se manifestar por razões hereditárias, porém, isto é menos frequente. Qualquer pessoa pode desenvolver a aterosclerose, mas os mais atingidos são pessoas com predisposição genética e as que sofrem de pressão alta, de diabetes ou de obesidade.

Sintomas da aterosclerose

Os sintomas mais frequentes da aterosclerose são dores no peito, falta de ar, palpitações que refletem arritmias, dores de cabeça, fadiga, dores nos braços e nas pernas, além da dilatação dos vasos sanguíneos. Os sinais geralmente ocorrem durante uma atividade física ou momento de emoção, desaparecendo quando o indivíduo descansa ou toma medicamentos.

A aterosclerose é uma doença perigosa e, muitas vezes, sua evolução é silenciosa. Algumas pessoas só descobrem a formação de placas de gordura quando uma artéria é obstruída completamente e o paciente precisa de atendimento imediato.

Diagnóstico e tratamento

Como a aterosclerose é uma doença silenciosa, é recomendado, a partir dos 35 anos, ir ao médico periodicamente e fazer a avaliação do colesterol. Para aqueles que têm histórico de doenças cardiovasculares na família, o ideal é que o acompanhamento comece já na adolescência, para que seja possível prevenir e controlar o desenvolvimento da doença.

Muitos exames ajudam a diagnosticar a aterosclerose, como a angiografia por tomografia computadorizada, o ecocardiograma, o eletrocardiograma, o teste de esforço físico, a tomografia computadorizada do coração e a angiografia por ressonância magnética.

O tratamento para aterosclerose consiste na retirada das placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias, além de curar as lesões que ficam no local. Isto pode ser obtido por meio de cirurgia, como o cateterismo, a ponto de safena e a angioplastia a laser.

Outra opção se dá por meio de alguns medicamentos e da prática de atividade física, receitados pelo médico especialista. A precaução é o melhor remédio. Ter uma alimentação correta e realizar exercícios regularmente são as principais maneiras de diminuir a chance de desenvolver aterosclerose.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?