Especialidades

Cateterismo: conheça os diferentes tipos e a função desse procedimento médico

Por Redação Doutíssima 10/05/2014

Quando há a necessidade de se confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco, por exemplo, o procedimento adotado é um cateterismo – especialmente quando está sendo programada uma intervenção cirúrgica, como uma angioplastia.

O exame também pode ser utilizado em situações de emergência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto agudo do miocárdio e planejar a melhor estratégia de intervenção.

Cateter também é utilizado para permitir o acesso de instrumentos cirúrgicos. Foto: Shutterstock

Cateter também é utilizado para permitir o acesso de instrumentos cirúrgicos. Foto: Shutterstock

Como é feito o cateterismo

O cateterismo é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos, dutos, cavidade corpórea natural ou cística das pernas ou dos braços. Através dele, é possível drenar ou injetar fluídos em certos locais. O cateter também é muito utilizado para permitir o acesso de instrumentos cirúrgicos na região necessária.

O cateterismo é um procedimento que pode ser realizado em diversos órgãos do corpo humano. Os procedimentos mais utilizados são o vesical (indicado para esvaziar a bexiga) e o cardíaco (que pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de doenças do coração).

Neste último caso, é introduzido um cateter para identificar doenças obstrutivas, bem como para obter detalhes anatômicos das cavidades ou das válvulas do coração. O exame invasivo geralmente é combinado a uma técnica chamada angiografia coronária, que consiste no ato de injetar um produto de contraste no órgão.

Cateterismo cardíaco e vesical

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico invasivo, rápido e preciso, não sendo considerado como uma grande intervenção cirúrgica. Apesar disto, é realizado no hospital, em máquina de exame específica que emite radiação com o uso de contraste venoso.

Durante o exame, o cateter é inserido através de uma artéria, de uma perna ou de um braço, até o coração, para medir a pressão, observar o interior dos vasos sanguíneos, dilatar uma válvula cardíaca ou desentupir uma artéria bloqueada.

Quando o cateterismo é vesical, o procedimento consiste na introdução de um cateter pela uretra, que chega até a bexiga com a intenção de esvaziá-la, podendo ser adotado no pré-operatório, no pós-cirúrgico ou para verificar a quantidade de urina produzida pelo paciente.

No caso de ser optar pelo uso de ondas de alívio, que são usadas apenas para esvaziamento rápido da bexiga, não há necessidade de manter o cateter implantado.

Cateterismo umbilical e nasogástrico

Outra indicação para o uso deste procedimento em prol da saúde do paciente é o cateterismo umbilical, que consiste em introduzir um pequeno tubo pelo umbigo para medir a pressão arterial e verificar a gasometria, entre outros procedimentos médicos.

Este exame é geralmente indicado em bebês prematuros durante o tempo que estão na UTI neonatal, pois possibilita o reconhecimento de defeitos congênitos em recém-nascidos e crianças. No entanto, não é um procedimento de rotina em virtude de seus riscos.

Já o cateterismo nasogástrico é utilizado para a alimentação ou para a retirada de fluidos do estômago ou do esôfago. Este procedimento é caracterizado pela introdução de um cateter que vai do nariz até o estômago do indivíduo. Antes de sua realização, é preciso confirmar sua posição por meio de uma radiografia.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?