Especialidades

O que é aneurisma? Conheça os sintomas, as causas, o diagnóstico e o tratamento

Por Redação Doutíssima 10/05/2014

Aneurisma é a dilatação anormal de um vaso sanguíneo, causada pelo enfraquecimento das paredes do vaso, devido a um trauma ou uma doença vascular. O aneurisma pode ocorrer em qualquer vaso sanguíneo do corpo humano, sendo mais frequente seu aparecimento no cérebro ou na aorta abdominal.

Quando ocorre em um vaso sanguíneo do cérebro, ele é denominado aneurisma cerebral. Cerca de 5% da população têm algum tipo de aneurisma cerebral, mas apenas um pequeno número destes aneurismas causa sintomas ou rupturas.

Estima-se que cerca de 5% da população têm algum tipo de aneurisma cerebral. Foto: Shutterstock

Estima-se que cerca de 5% da população têm algum tipo de aneurisma cerebral. Foto: Shutterstock

Existem vários tipos diferentes de manifestação da doença. Um aneurisma sacular pode variar no tamanho, podendo ter desde alguns milímetros até um centímetro. Os do tipo gigante podem ter mais de dois centímetros. Eles são mais comuns em adultos.

Além do aneurisma cerebral, existe também o aneurisma que ocorre na aorta abdominal. Este ocorre no vaso sanguíneo que fornece sangue ao abdômen, pélvis e pernas. Um aneurisma da aorta abdominal pode se desenvolver em qualquer pessoa, mas é mais frequente em homens acima de 60 anos de idade e que apresentam um ou mais fatores de risco.

Causas de aneurisma

O aneurisma cerebral pode estar presente no ser humano desde o seu nascimento ou se desenvolver ao longo da vida. Doenças vasculares, traumas e infecções, também podem lesionar a parede do vaso, ocasionando os aneurismas cerebrais.

O aneurisma abdominal tem causa não totalmente conhecida, mas os fatores de risco para seu desenvolvimento incluem o fumo, a pressão alta, o colesterol alto, o enfisema, fatores genéticos e a obesidade.

Sintomas de aneurisma

Os aneurismas se desenvolvem lentamente durante anos e, geralmente, não apresentam sintomas. Caso o aneurisma se expanda rapidamente, apresente rompimento ou sangramento pelas paredes dos vasos sanguíneos, os sintomas podem se desenvolver de forma repentina.

Quando o aneurisma se rompe, causando sangramento no cérebro, ele provoca uma forte dor de cabeça, além de sintomas como visão dupla ou perda da visão, dores nos olhos e no pescoço, vômito, fala prejudicada, fraqueza muscular e convulsões. Lembrando que os sintomas variam de acordo com o tamanho do aneurisma e local onde ele se encontra.

Em caso de aneurisma abdominal, os sintomas incluem a dor persistente e constante no abdômen e nas costas, além de pele fria e úmida, vômito e frequência cardíaca acelerada.

Diagnóstico e tratamento

O aneurisma abdominal pode ser diagnosticado por meio de ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada do abdômen.

Já o aneurisma cerebral pode ser identificado por meio de angiografia cerebral ou angiografia, tomografia computadorizada espiral da cabeça, para revelar a localização e o tamanho do aneurisma, eletroencefalograma (ECG) e ressonância magnética. Ele também pode ser encontrado, por acaso, quando o paciente realizar uma ressonância ou uma tomografia por outro motivo.

Mesmo que não ocorram sintomas, o médico poderá recomendar um tratamento para evitar uma futura ruptura. O tratamento consiste em repouso total e remédios para controlar a pressão arterial e os demais sintomas.

Quando ocorre um rompimento, o método terapêutico se dá por meio de cirurgia. Assim que o aneurisma é tratado, pode ser necessário dar início a medidas preventivas contra derrames decorrentes de espasmos dos vasos sanguíneos, por meio de líquidos intravenosos e medicações.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?