Motivação > Zen

Trabalho voluntário contribui para a carreira profissional

Por Redação Doutíssima 11/05/2014

A escolha pelo trabalho voluntário exige desprendimento de si mesmo e uma preocupação com o bem comum. Esse tipo de atitude por si só já indica uma personalidade altruísta, o que pode ser valorizado no mercado de trabalho.

 

Essa escolha ainda tem impacto muito positivo na vida, não apenas no currículo. Atividades que focam no bem-estar alheio trazem inúmeros benefícios para a comunidade e para a saúde.

trabalho voluntario

Os trabalhos voluntários podem contribuir com a qualidade de vida da pessoa. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios do trabalho voluntário

Esse tipo de trabalho envolve abrir mão do próprio tempo livre e dedicá-lo a quem precisa de cuidados, sem esperar nenhum tipo de bonificação financeira em troca. Com isso, as habilidades de interação social aumentam.

Um estudo da Carnegie Mellon University demonstrou que adultos acima dos 50 anos que trabalhavam voluntariamente com regularidade tinham menos chances de desenvolver hipertensão do que os não faziam nenhuma atividade voluntária.

A pesquisa diz que é impossível fazer uma ligação direta entre a saúde e a atividade, mas que o trabalho voluntário pode influenciar em um estilo de vida mais saudável.

 

Trabalho voluntário ajuda na carreira profissional

O Alberta Learning Information Service, do governo do estado de Alberta, no Canadá, disponibiliza muitas informações sobre trabalho voluntário e indica alguns dos benefícios para a carreira.

Boas vagas exigem experiência, e a atividade voluntária pode ser a porta de entrada para isso. Assim como em um emprego formal, a dedicação desenvolve a aptidão de dividir o tempo entre as tarefas, socializar no ambiente e também demonstra comprometimento.

Se o trabalho voluntário tiver algo em comum com a carreira que você pretende seguir, melhor. Assim são desenvolvidas habilidades específicas para o setor, e isso contribuirá ainda mais para o seu dia a dia em uma empresa.

Além de aprender novas habilidades e desenvolver competências, a atividade voluntária também é um ótimo ambiente para melhorar ou potencializar aquilo que você já sabe. Recrutadores consideram isso como uma certificação de que você realmente tem as capacidades que seu currículo menciona.

O trabalho voluntário é também um ambiente social, onde será possível fazer novos contatos e ter relacionamentos com pessoas que podem auxiliar na sua carreira. Quem já passou algum período procurando emprego entende a importância de boas referências.

Ao escolher esse tipo de trabalho, novas possibilidades de carreira podem se apresentar. Há chances de descobrir outras profissões que você nunca tinha pensando. Outro ponto positivo é poder conhecer melhor o mercado em variados nichos.

Com uma rede de contatos grande, fica mais fácil entender melhor outras oportunidades de carreira e conseguir informações sobre habilidades necessárias, rotina, salário e outros. Assim também é possível saber se há demanda por novos profissionais na área.

Focando menos na carreira, a atividade voluntária contribui para a melhora da qualidade de vida. A atividade promove o autoconhecimento, desenvolve a empatia e a compaixão e melhora a autoconfiança, características que beneficiam diversas áreas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!