O copo menstrual é um artefato de silicone cirúrgico que, ao ser inserido no canal vaginal, retém o fluxo menstrual. Ele é hipoalergênico, maleável, reutilizável e possui uma durabilidade de até 10 anos. Mais conhecido na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, o produto agora começa a conquistar adeptas no Brasil.
Pode-se comprar o copo menstrual em farmácias, em drogarias, em lojas de produtos importados ou fazer uma encomenda em sites especializados na internet.
O copo menstrual é vendido em dois tamanhos diferentes. O menor é recomendado para mulheres com até 25 anos ou com fluxo menstrual normal. Já o maior é recomendado para mulheres com fluxo intenso, com mais de 25 anos ou que já tenham tido um filho por parto normal.
Vantagens do copo menstrual
Se for usado corretamente, o copo menstrual se torna uma opção mais higiênica e segura que os absorventes tradicionais, já que o copo de silicone não seca nem abafa a vagina, como acontece com os tampões e os absorventes descartáveis. Com isso, evita-se o crescimento de fungos e bactérias.
Ainda assim, o ideal é sempre procurar a orientação de um médico ginecologista antes de iniciar o uso. Além de sanar as possíveis dúvidas da mulher sobre o produto, o especialista poderá indicar o tamanho adequado e o modo correto para inserir e remover o copo menstrual.
Como utilizar o copo menstrual
Para quem já está acostumada a usar absorventes internos, a utilização do copo menstrual é bastante simples. É necessário dobrá-lo e depois apertá-lo firmemente com a abertura para cima, enquanto ele é introduzido no interior da vagina.
Quando solto, o copo tenderá a abrir e ficará preso pela ação do vácuo e pelos músculos vaginais, retendo o fluxo menstrual sem causar nenhum tipo de incômodo ou mesmo vazamentos.
Para fazer a remoção do copo menstrual, é preciso puxar delicadamente a extremidade inferior do copo com uma das mãos, e com a outra mão, com a ponta do dedo, busca-se a borda do copo. Com uma pressão desfaz-se o vácuo, permitindo a sua retirada.
Sua capacidade é de 30 mililitros em média, portanto, ele consegue conter o sangue por até no máximo 12 horas, dependendo do fluxo da mulher, visto que o ciclo inteiro de uma da mulher varia de 50 a 100 mililitros. O ideal é retirar o copo a cada oito horas: a usuária retira o copinho, despeja o conteúdo no vaso sanitário, lava-o e pode introduzi-lo novamente.
Ao término da menstruação, deve-se higienizar o copo menstrual (fervendo-o por alguns minutos) e guardá-lo na bolsinha que geralmente acompanha o produto. É muito importante também lavar bem as mãos antes e depois de manusear o copo.
Contraindicações do copo menstrual
As mulheres virgens, as adolescentes na primeira menstruação e as mulheres no período pós-parto devem preferir os absorventes tradicionais, em vez do copo menstrual. Isso por que a primeira experiência com o artefato pode gerar algum desconforto, principalmente em mulheres jovens ou que acabaram de ter filhos, que apresentam uma maior sensibilidade na região.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?
Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar
Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez
Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?
Corrimento com mau cheiro: como tratar
Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde
Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento
Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro.
Bill gates investe na camisinha do futuro
Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?
Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer