Especialidades > Métodos Contraceptivos

Tudo que você precisa saber sobre a pílula do dia seguinte

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Você já esqueceu de tomar a pilula, teve uma relação sexual sem camisinha e ficou angustiada com medo de engravidar? Atualmente, todos esses imprevistos ligados ao uso dos métodos contraceptivos podem ser amenizados com o uso da pílula do dia seguinte, um método anticoncepcional de emergência. 

 

A função da pílula do dia seguinte, quando utilizada corretamente, é inibir a liberação do óvulo pelo ovário, impossibilitando a fecundação e a fixação do óvulo fecundado no útero (nidação), através da desestruturação do endométrio

 

Pílula é método de emergência e não pode ser ingerida em toda a relação sexual.

 

O que é a pílula do dia seguinte?

 

A maioria dos métodos que evitam uma gravidez não planejada é usada antes ou durante a relação sexual, mas a pílula do dia seguinte pode ser eficaz até cinco dias depois do sexo desprevenido. É importante frisar que a pílula do dia seguinte é um método de emergência, e não deve ser ingerida em toda a relação sexual, sob o risco de efeitos colaterais e até a falta de sucesso no tratamento. Por “emergência” podemos entender, por exemplo, situações em que o preservativo tenha sido danificado e rompido durante o ato sexual, a mulher esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional comum ou, principalmente, em casos de abuso sexual.

 

Além disso, a pílula do dia seguinte não protege contra as DSTs. Portanto, o ideal é sempre usar a camisinha masculina ou feminina, em conjunto com um método anticoncepcional contínuo. A orientação médica é importante, principalmente para as mulheres que estão iniciando a vida sexual e ainda não escolheram um método contraceptivo para fazer uso.

 

Se for usar a pílula do dia seguinte, fique atenta aos seguintes aspectos:

pilula do dia seguinte
Foto: iStock/GettyImages

1 – A pílula do dia deve ser ingerida o mais cedo possível depois de uma relação sexual desprotegida. Quanto mais cedo ela for usada, mais eficaz será. O recomendado é que se tome o quanto antes, preferencialmente nas primeiras 72 horas (três dias). Existem marcas de pílula mercado que podem ser tomada até 120 horas após o sexo desprotegido.

Foto: iStock, Getty Images

Passo 2: Lembre-se de tomar um comprimido todos os dias mais ou menos na mesma hora, de preferência após o café da manhã ou após o jantar, para você não correr o riso de esquecer de tomá-la.

pilula do dia seguinte
Foto: Shutterstock

3. Para os métodos que contém duas pílulas, a primeira deve ser tomada logo após o ato sexual e a segunda, depois de 12 horas. Isso garante que os hormônios serão efetivos na prevenção da gravidez. Elas não devem ser ingeridas de uma vez, pois compromete sua eficácia. Caso você não tenha uma pílula a mão nem como comprá-la naquele momento, opte pela pílula do dia seguinte de dose única, que pode ser ingerida até 72 horas da relação sexual. Entretanto, mesmo para essa pílula única, o melhor é tomar até no máximo 12 horas após o ato.

Foto: iStock/GettyImages

Passo 1: Aguarde sua menstruação. Você deverá tomar o primeiro comprimido da cartela no primeiro dia da menstruação. Na cartela, escolha uma pílula relacionada ao dia da semana no qual você está tomando. Os dias da semana vêm escritos as cartelas e são indicados em continuidade por setas.

pilula do dia seguinte
Foto: iStock/GettyImages

5. Ingerir a pílula do dia seguinte junto com bebida alcoólica ou tabaco pode potencializar os níveis do hormônio estrogênio no organismo, o que aumenta o risco de AVC e trombose. Além disso, ingerir a pílula do dia seguinte com bebida alcoólica pode causar náuseas.

pilula do dia seguinte
Foto: iStock/GettyImages

6. Alguns medicamentos podem reduzir a eficácia da pílula. Se você toma algum tipo de medicamento controlado ou está tomando antibióticos, certifique-se de que ele não irá interferir no efeito da pílula do dia seguinte e até mesmo cortar o seu efeito. Na dúvida, verifique a bula dos remédios ou então consulte um farmacêutico ou médico.

 

 

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

 

pilula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte pode causar náusea vômitos, inchaço alteração menstrual e cólicas abdominais.

Os possíveis efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são: diarreia, vômito, náuseas, dores de cabeça e no corpo e aumento de peso. Se for ingerido continuamente, o medicamento pode causar gravidez ectopia ou dificuldade para engravidar.

 

Outros sintomas, como cefaleia, tensão mamária e vertigens são de curta duração e têm remissão espontânea nas primeiras 24 horas após o uso da pílula. Segundo o Ministério da Saúde, de modo geral, o método é bem tolerada pela maioria das mulheres.

 

O uso é contraindicado para mulheres com hipertensão descontrolada, problemas vasculares, doenças do sangue e obesidade mórbida.

 

A pílula do dia seguinte pode falhar?

 

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde afirma, todo método contraceptivo pode falhar. A instituição apresenta taxas de falha do método de 2% entre zero e 24 horas, de 4,1% entre 25 e 48 horas e de 4,7% entre 49 e 72 horas.

 

No entanto, é necessário lembrar que o uso repetitivo ou frequente da pílula do dia seguinte compromete sua eficácia, que será sempre menor do que aquela obtida com o uso regular do método anticonceptivo de rotina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!