Especialidades > Qualidade de vida

Dormir bem é essencial para viver mais e com saúde. Veja as dicas que vão te ajudar a ter uma boa noite de sono!

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

Suas noites de sono não estão sendo boas o bastante? Dormir bem é uma das partes mais importantes quando se tenta obter uma vida saudável, com maior qualidade e mais duradoura.

Não dormir bem influencia muito no seu dia a dia, mais do que apenas deixando você cansado. A falta de horas de sono bem aproveitadas aumenta o estresse, prejudica a vida sexual, tem uma relação direta com o ganho de peso e muito mais. Mas o que você pode fazer para dormir bem?

Oito horas de sono permitem ao seu corpo estocar energia para o próximo dia. Foto: Shutterstock

Oito horas de sono permitem ao seu corpo estocar energia para o próximo dia. Foto: Shutterstock

Se o seu problema for insônia, consulte um médico. Ele fará os testes e prescreverá o necessário para lidar com esse problema. Mas caso você só não esteja conseguindo aproveitar as oito horas de sono merecidas pelo seu cérebro para revigorar e estocar energia para o próximo dia, algumas pequenas mudanças da rotina e dos hábitos podem trazer uma grande melhoria.

Mude a rotina para dormir bem

Primeiramente, é importante que você veja o que afeta o seu sono. Deita e não consegue dormir? Fica muito tempo olhando para a tela do computador? Tem pesadelos? Todas essas opções são viáveis ao estragar uma noite na qual dormir bem é a sua meta. Procure sempre chegar o mais relaxado possível a sua cama. Antes de dormir, tome um banho. A água ajuda o corpo e a mente a relaxarem.

Tente não comer nada muito pesado à noite. A chance de não conseguir dormir bem depois de ter jantado na churrascaria e tomado cerveja são bem maiores. Opte por alimentos mais leves, que não vão tomar tanta energia do seu corpo para serem digeridos.

A escolha do lugar onde dormir também é muito importante. Seu quarto precisa ser um local calmo, onde seu cérebro encontra um “refúgio” para descansar. Procure não dormir com barulhos estridentes, que alternem muito entra graves e agudos (como o caso da televisão e do rádio).

Não consegue dormir no silêncio? Procure um set de músicas mais calmas e não deixe em volume muito alto. Você assimila milhares de informações diariamente e precisa de um tempo para armazená-las e prepara o corpo e a mente para o próximo dia. O caso da televisão é ainda pior em consequência dos flashes de luz que ela emite. Então, deixe a televisão de lado se você quer dormir bem.

Conte carneirinhos

Especialistas comprovaram que a história de “contar carneirinhos” é quase uma verdade. Se o sono não vem, conte de forma decrescente. A forma crescente (indo de 1 ao infinito) já é produzida automaticamente pelo cérebro. Quando você começa por um número alto, como 200, é necessário um pouco de foco para realizar a tarefa. Isso faz com que o sono chegue mais fácil.

Mais uma dica: beba leite morno. Aquilo que as avós falavam é verdade. O leite é fonte de triptofano, um tipo de aminoácido que se converte em serotonina, hormônio que relaxa e influencia o sono. Chá de camomila e suco de maracujá são outras duas verdades que vão ajudar você a dormir bem.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite