[the_ad_group id="16401"]
Dieta

Quanto mais colorida, melhor! Aprenda a comer salada com dicas rápidas de receitas gostosas e nutritivas

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

Comer salada é essencial para manter a saúde e o corpo em dia e, quanto mais colorido for o seu prato de verduras e legumes, mais nutritivo ele será. As hortaliças contam com poucas calorias e são ricas em vitaminas, minerais e fibras, as quais provocam a sensação de saciedade, espantam a fome e ainda ajudam no trânsito intestinal, afastando a possibilidade prisão de ventre, que pode causar desconforto e inchaço na região abdominal.

Algumas pessoas amam comer salada, outras acham que comer salada é um prato insosso e sem graça. Nesses casos, uma boa estratégia para incluir os legumes e verduras na alimentação é provar hortaliças que ainda não conhece, testar novos temperos, molhos e tipos de preparo. Essa mudança de hábitos alimentares deve ser gradativa, mas preferencialmente mantida para a vida toda.

Dê preferência às hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos, da época e frescas. Foto: Shutterstock

Dê preferência às hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos, da época e frescas. Foto: Shutterstock

Se você fizer as escolhas certas ao comer salada, o seu prato pode valer por uma refeição. O ideal é incluir no prato de salada: folhas verdes diversas, pelo menos um tipo de legume colorido (cenoura, beterraba, chuchu, quiabo, vagem), um tipo de cereal ou tubérculo (massa, arroz integral, crouton de pão integral, batata, inhame ou aipim), um tipo de leguminosa (feijão, grão de bico ou ervilhas) e uma proteína (carne, peixe, frango, ovo ou soja). Faça as escolhas que mais irão agradar ao seu paladar e siga algumas dicas.

Como preparar e comer salada

O ideal é comer salada crua e dar preferência às hortaliças orgânicas (sem agrotóxicos), da época e frescas, jamais comprando folhas amareladas, murchas ou rasgadas.

Antes de comer salada, tome o cuidado de fazer a higienização adequada das hortaliças. Deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira. Depois, deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 15 a 20 minutos.

Prepare e tempere a salada no momento de consumir, garantindo mais frescor e melhor conservação dos nutrientes. Prefira temperos naturais, pois são menos calóricos e gordurosos. Se for usar azeite de oliva, não exagere, usando no máximo duas colheres de sopa. Temperar com limão é uma ótima opção, já que ele ajuda na absorção de ferro, facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e triglicérides.

Para comer salada, devem ser evitados os molhos com leite, pois o cálcio compromete a absorção do ferro, assim como os molhos com altos teores de gordura e sódio, responsáveis por um maior risco das doenças cardiovasculares e da hipertensão arterial. Se quiser cozinhar, prefira o cozimento a vapor, pois assim os legumes e verduras não perdem tantos nutrientes.

Os alimentos em conserva (como o palmito, o champignon, os aspargos, a ervilha e o milho) devem ser consumidos com moderação, pois os conservantes são substâncias são lipossolúveis, que se concentram no tecido adiposo.

Além disso, há também o risco elevado da contaminação por toxina botulínica. Para afastar esta possibilidade, antes do consumo, todo alimento em conversa deve receber água fervente e, depois, água em temperatura ambiente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]