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Dica do Nutricionista

Conheça 12 hábitos saudáveis que vão mudar a sua vida!

Por Redação Doutíssima 13/05/2014

Para manter uma boa qualidade de vida de toda a família, é necessário cultivar hábitos saudáveis. São pequenos cuidados que devem ser seguidos durante o dia que podem trazer benefícios para a saúde.

Realizar uma mudança de estilo de vida não é uma tarefa muito fácil. No entanto, várias pesquisas mostram que adotar novos hábitos aos poucos é a maneira mais fácil e eficaz de se atingir algum objetivo. Certos hábitos saudáveis podem mudar a sua vida. Que tal conhecê-los e integrá-los ao seu dia a dia?

Para manter hábitos saudáveis, prefira os sucos naturais e evite refrigerantes. Foto: Shutterstock

Para manter hábitos saudáveis, prefira os sucos naturais e evite refrigerantes. Foto: Shutterstock

Adote hábitos saudáveis

1. Comer frutas, verduras e legumes é muito importante para a sua saúde. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que são fundamentais para a proteção da saúde e que ainda diminuem o risco de contrair algumas doenças.

2. Fazer de cinco a seis refeições diárias é um dos hábitos saudáveis que devem ser seguidos por todos. Café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite são essenciais para melhorar seus hábitos alimentares.

3. Comer fibras é essencial para sua saúde, então, as inclua na sua lista de hábitos saudáveis. Alimentos com fibras são essenciais para nossa dieta, pois ajudam na digestão e no funcionamento do intestino. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e grãos são alguns dos alimentos que contém fibras, além do feijão.

4. Evite os alimentos gordurosos. É importante substituir as gorduras saturadas, como frituras, pelas insaturadas.

5. Também busque eliminar as gorduras trans, como margarinas. Dê preferência aos alimentos assados, grelhados ou cozidos, no lugar de fritos.

6. Cuide com o consumo excessivo de temperos industrializados. Evite mostarda, catchup, molho inglês, molho de soja tipo shoyo, tabletes de caldos de carne, galinha ou de outros sabores e temperos prontos.

7. Prefira temperos frescos, como cebola, alho, salsinha, cebolinha, que são fontes de vitaminas e minerais. O consumo diário de sal não deve ultrapassar cinco gramas por dia, que equivale a uma colher de chá por pessoa.

8. Na lista de hábitos saudáveis não estão os alimentos com calorias vazias, como batata frita, nuggets, balas, chicletes, biscoitos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Fuja deles! Estes alimentos contêm muita caloria e corantes, além de uma quantidade mínima de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. Uma dieta rica em calorias vazias pode levar ao ganho de peso, desnutrição, diabetes e outros problemas de saúde.

9. Para manter hábitos saudáveis, prefira ainda os sucos naturais. Evite refrigerantes e sucos artificiais industrializados, pois eles possuem poucos nutrientes e muitos aditivos, como o sódio. Os sucos são ricos em vitaminas e sais minerais. Para melhorar a absorção do ferro é importante ingerir suco de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamina C.

10. Tomar água é um dos hábitos saudáveis mais importantes. O corpo humano precisa de água para sobreviver, pois ela é muito importante para o bom funcionamento do organismo. O intestino funciona melhor e o corpo se mantém hidratado.

11. Praticar exercícios físicos também deve estar na lista de hábitos saudáveis. Caminhar pelo menos 30 minutos por dia é fundamental para a saúde.

12. Por fim, evite o estresse. Ele é uma alteração do organismo em resposta a estímulos internos ou externos. Faça exercícios de respiração, relaxamento e meditação.

 

 

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