Esporte > Exercícios

15 minutos de exercício por dia reduz o risco de morte

Por Redação Doutíssima 13/05/2014

Inserir na sua rotina diária a prática de exercícios pode lhe garantir uma maior longevidade. Uma pessoa que mantém regulares níveis de atividade física, como se exercitar apenas 15 minutos por dia, já reduz o risco de morte em 14% e aumenta a expectativa de vida em três anos, quando comparado a um indivíduo sedentário.

Ao planejar seus níveis de atividade física, tenha em mente que, a cada 15 minutos adicionais de exercícios diários, o risco de mortalidade diminui em mais 4%. Já uma pessoa sedentária tem 17% mais chance de morte se comparado a quem pratica o mínimo de atividade física.

níveis de atividade física

A caminhada é o exercício físico mais indicado para ser inserido em sua rotina. Foto: Shutterstock

Estes dados foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa em Saúde, de Taiwan, em parceria com a National Taiwan Sport University e a China Medical University Hospital. O estudo, que avaliou níveis de atividade física, abrangeu mais de 400 mil pessoas em um programa de triagem médica entre 1996 e 2008.

Para chegar a este resultado, os pesquisadores separaram os participantes em cinco categorias, de acordo com os níveis de atividade física que alegavam fazer diariamente: inativo, baixo, médio, alto e muito alto. Com isto, foi possível calcular os riscos de mortalidade e a expectativa de vida para cada grupo, tendo como base comparativa o grupo inativo.

Impacto dos níveis de atividade física

Ao se exercitarem durante 15 minutos por dia, os participantes do grupo de baixa atividade tiveram um risco 14% menor de morte em comparação com os indivíduos no grupo inativo. Além da maior expectativa de vida, 10% deles reduziram o risco de desenvolverem câncer.

Estes benefícios foram aplicáveis a todas as faixas etárias e a ambos os sexos. Por meio disto, constatou-se que se todo mundo praticasse pelo menos 15 minutos de exercício por dia, mortalidade por doenças do coração, diabetes e câncer poderia ser reduzida, tendo um grande impacto na guerra global contra as doenças não transmissíveis. Está aí uma razão para você planejar melhor seus níveis de atividade física.

Caminhada

Por não ter restrição de idade, ser feita a qualquer hora do dia, inclusive em casa – caso se tenha uma esteira -, a caminhada é o exercício físico mais indicado para ser inserido em sua rotina.

E isso é válido mesmo com baixos níveis de atividade física. Com apenas 15 minutos diários, você pode reduzir o risco de morte significativamente. Além de melhorar o condicionamento físico, a caminhada traz uma série de vantagens para a saúde do seu corpo e da sua mente. Ao adotar este hábito em sua vida, você se beneficia, no mínimo, de onzes formas diferentes.

A caminhada melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo, reduzindo a pressão arterial durante 24 horas após o fim do exercício. A atividade também ajuda a combater a osteoporose, pois o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos, e a afastar a depressão, visto que a caminhada faz com que o corpo libere uma quantidade maior de endorfina.

Outro benefício deste exercício é que ele controla a vontade de comer. Com isto, ele ajuda a manter o peso em equilíbrio e auxilia no emagrecimento. Caminhar durante 15 minutos por dia também possui efeito benéfico contra derrames e infartos, ajudando ainda no controle do diabetes, visto que o exercício estimula a atividade do pâncreas e do fígado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!