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Qualidade de vida

Mude sua rotina e fuja do estresse! Veja dicas para começar uma vida tranquila

Por Redação Doutíssima 13/05/2014

Um dos maiores males da era moderna é o estresse. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), esta epidemia global já faz parte da vida de mais de 90% da população mundial. Apesar de não ser uma doença, o estresse é uma manifestação no corpo para mostrar que algo não está transcorrendo normalmente. Pode ser um aviso para que você mude sua rotina.

Caso esteja com pouco tempo e com preocupações de sobra para administrar seu dia, é provável que o estresse seja parte da sua vida. Para contornar esta situação, que se torna extremamente prejudicial à saúde, a medida mais indicada é que você mude sua rotina. Somente assim é possível fugir do estresse e ter uma vida tranquila e mais saudável.

mude sua rotina

Para que você mude sua rotina, é preciso parar e reorganizar seus horários. Foto: Shutterstock

Aja agora e mude sua rotina

Há muitas opções para impedir ou afastar o estresse de sua vida. Para que você mude sua rotina, é preciso parar e reorganizar seus horários. Além disto, dependendo da mudança de rotina que for inserida em sua linha do tempo, é preciso fazer algum investimento.

Se sua opção for fazer terapia, ou exercitar-se na academia, fazer ginástica ou uma aula de pilates, ou ainda reservar um espaço na agenda para conferir os últimos lançamentos cinematográficos – sendo todas estas boas escolhas para mudar a rotina e fugir do estresse -, você precisará arcar com seu custo.

No entanto, nem sempre há necessidade de gastos financeiros para que você mude sua rotina e mande o estresse embora. Por meio de três atitudes simples que você pode inserir no seu dia a dia, é possível aliviar o estresse. Confira e pratique!

1. Pare para respirar: separe dez minutos do seu dia para prestar atenção em sua respiração. Como a nossa energia vem, basicamente, da respiração, se o cérebro não receber a quantidade certa de oxigênio, não relaxamos e perdemos o estímulo para nos desenvolver e buscar mudanças. Ao aprender a controlar a respiração, o indivíduo consegue acabar com todas as perturbações da mente e dos sentidos.

Ao iniciar esta prática, preste atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões e, aos poucos, comece a controlar este intervalo até que ele se torne bem espaçado. Durante este exercício, procure contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. Ao imprimir inalações mais prolongadas, você passa a fortalecer todo o seu corpo, acalmando a sua mente.

2. Faça amigos: mude sua rotina conhecendo novas pessoas e procurando sair com os amigos de longa data. Apenas o fato de estar ao lado de um amigo pode auxiliar na superação de qualquer tipo de dificuldade que possa surgir. Além disto, conviver com pessoas otimistas eleva as chances de dar mais risadas em até 60%, sendo que a risada tem efeito benéfico contra quadros de estresse e de doenças cardiovasculares.

3. Experimente um escalda pés: adotar o escalda-pés depois de passar muitas horas do dia com os pés sufocados dentro do sapato. É simples, pode afastar o estresse de forma significativa e um passo importante para que você mude sua rotina. O método relaxa, estimula a circulação sanguínea dos membros inferiores, alivia o estresse e o cansaço acumulado. Basta colocar os pés em uma bacia com água quente e sal grosso para diminuir as tensões do dia a dia.

 

 

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