Aquela frase de “eu não nasci para fazer exercícios” é uma desculpa bem batida nos dias de hoje. Há uma variedade quase infinita de exercícios que podem ser do seu gosto. Você só precisa pesquisar e experimentar diferentes modalidades. Exercícios novos podem ser boas escolhas. Um deles, que nem é tão novo, é o crossfit, conhecido como o “esporte completo”.
Antes de começar qualquer coisa, lembre-se de verificar com seu médico se sua saúde condiz com o tipo de atividade que você escolheu. Exercícios novos podem parecer bem divertidos e desafiadores, porém, pense na sua saúde primeiro. Nem todo mundo pode levantar peso ou fazer exercícios que exijam um aumento de ritmo cardíaco.
Benefícios de praticar exercícios novos
Atividades físicas garantem uma melhor qualidade de vida, mais saúde e auxiliam na sua convivência social. Convide seus amigos para experimentarem exercícios novos com você, pode ser trilha, caminhadas, escaladas ou algo até mais ousado, como caiaque ou algum tipo de luta. O exercício não precisa ser novo no conceito de “inédito” ou “recém lançando”. Podem ser exercícios novos para você, algo que você nunca tinha tentado antes.
Quer algo mais calmo? Academia! Experimente equipamentos e treinos que possam desafiar os seus limites – sem se machucar – e prover uma grande onda de endorfina no seu sistema. Exercícios assim ajudam a aliviar o estresse e tonificam os músculos a longo prazo.
Se você prefere atividades mais calmas, aposte em exercícios de baixo impacto, como yoga e pilates. Eles são considerados exercícios novos, com variações em seus estilos. Quando pensamos em yoga, a primeira imagem que vem à mente são esteiras e músicas calmas. Já existem opções diferentes, como yoga aéreo ou o “hot yoga”, feito em uma sala que é aquecida artificialmente.
Mesmo esses exercícios sendo considerados de baixo impacto, eles apresentam um grande resultado físico, agindo melhor em todo o corpo. Este tipo de exercício exige tanto do corpo quanto um de alto impacto. A principal diferença é a quantidade de peso.
Atividades realizadas em lugares fechados podem ser melhores em temperaturas mais frias, então, aproveite o verão para sair e tentar coisas novas. Arte circense pode parecer inusitado mas esse tipo de exercício novo exige bastante concentração e estabilidade. Outra ideia é a slack line, uma “linha” onde a pessoa se equilibra sobre para andar e, com o passar do tempo, começa a fazer acrobacias.
Quebre a rotina
Exercícios novos podem ser uma boa saída para quebrar aquela rotina de malhação com pesos ou nos lugares de sempre. Experimente, conheça mais pessoas e não deixe de praticar algum tipo de exercício físico. Descubra o que você gosta e que melhor se adequa ao seu estilo de vida. Mantenha uma alimentação saudável também, para completar a rotina da vida saudável com mais qualidade.
Tente manter um padrão de tempo para os exercícios, fazendo no mínimo 40 minutos, três vezes por semana. Porém, lembre-se: sempre fale com o seu médico antes de começar qualquer tipo de atividade diferente do que normalmente executa.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como combater o estresse de todos os dias
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais
Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade
Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade
Guia da meditação em 3 minutos
Ter fé ajuda no tratamento de câncer?
Aprenda a identificar a depressão infantil
7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar
A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje