Qualidade de vida

Sorrir pode garantir 20 anos a mais! Conheça 6 hábitos saudáveis após os 70 anos

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

Você sabia que estudos comprovam que hábitos de vida têm maior influência sobre a longevidade do que a própria genética? Diante disso, devemos dar uma maior atenção a alguns pontos fundamentais para aumentar seu tempo de vida e viver com mais qualidade. Ainda há quem diga que envelhecimento é sinônimo de doença. Também que, se a pessoa tiver chegado aos 70 anos, dali em diante, tudo o mais seria considerado lucro. Tudo balela! Hoje em dia, graças a hábitos saudáveis após os 70, tais formas de pensar não passam de um mito, a começar pela expectativa de vida do brasileiro, que já supera as sete décadas.

hábitos saudáveis após os 70

Sorriso sincero é benéfico para manter o casamento e prevenir algumas doenças. Foto: Shutterstock

Envelhecer com saúde pode representar uma conquista e não um castigo. Na importa a idade, vale a pena mudar comportamentos que promovam viver com mais saúde e disposição. Alguns cuidados devem ser incorporados ainda na infância. O resultado irá refletir para um melhor processo de envelhecimento.

Praticar hábitos saudáveis após os 70

Algumas dicas de hábitos saudáveis após os 70 podem ajudar a manter uma vida com mais saúde. 1. Pratique exercícios físicos: faça isso de forma regular e terá como recompensa o aumento na expectativa de vida, principalmente se você for um idoso acima do peso. 2 Durma bem: este hábito tem um importante papel na longevidade. Para se ter boa saúde em qualquer idade deve-se buscar boas noites de sono na medida exata 3. Demonstre alegria: ser uma pessoa positiva diante da vida também é fator importante para aumentar a expectativa de vida. Ser extrovertido dá um novo colorido a vida. 4. Mantenha uma dieta equilibrada: consumir vegetais e peixes em grande quantidade e limitar a ingestão de produtos de origem animal pode favorecer a longevidade. 5. Abandone os vícios: mesmo um ano após uma pessoa de 70 anos ter parado de fumar, sua condição funcional será superior a do indivíduo que continuou fumando. Se tiver que enfrentar uma cirurgia, por exemplo, haverá menos chances de complicações operatórias. 6. Sorria sempre: uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, aponta que um sorriso sincero é benéfico para manter o casamento. O gesto também está associado a menores riscos de desenvolver doenças importantes, como a pressão alta.

Praticar hábitos saudáveis após os 70

Está mais do que claro que a mudança de hábitos e mesmo de condições físicas revela melhora da condição funcional em curtíssimo tempo. Vale a pena modificar certos hábitos ruins, seja aos 70, 80 ou 90 anos. Desde que mediante a orientação de especialistas, é possível que os idosos mantenham hábitos saudáveis após os 70, como a prática de exercícios, cuidados nutricionais e alimentares. Não se deve negligenciar o uso do próprio cérebro, que frequentemente ficou subdimensionado ou subutilizado aos longos dos anos. Uma vez que ainda não é possível modificar o perfil genético das pessoas, podemos tomar cuidados mantendo hábitos saudáveis após os 70. Eles ajudarão a evitar, adiar ou melhor enfrentar doenças como o diabetes. Tendo em vista que não é possível interferir na genética, e nem evitar que as pessoas não adoeçam, pelo menos poderemos fazer com que a enfermidade seja controlada.   https://www.youtube.com/watch?v=y5AeKSRHiJk   Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

5 Hábitos para uma vida saudável 8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva Mexa-se na terceira idade Atividade física na terceira idade: nunca é tarde para começar 6 Hábitos para viver mais tempo Pequenas mudanças que vão tornar seus hábitos mais saudáveis Conheça os 5 péssimos hábitos para a saúde que te fizeram acreditar que eram bons