Especialidades

O que não faz uma boa noite de sono! Conheça os benefícios para a memória, humor e metabolismo

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

Você acorda com a sensação de que dormiu menos que o necessário? Durante a noite, tem o sono frequentemente interrompido? Saiba que um sono de qualidade ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças, como obesidade e depressão.

Por outro lado, uma boa noite de sono tem diversos benefícios para a saúde, sendo que o ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite. Descubra tudo o que uma boa noite de sono pode fazer por você e viva melhor!

boa noite de sono

Uma boa noite de sono ajuda a fixar as informações adquiridas durante o dia. Foto: Shutterstock

Benefícios de uma boa noite de sono

– Prevenção da obesidade: quando dormimos, nosso organismo produz a leptina, que é um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. As pessoas que possuem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância e acabam ingerindo mais calorias durante o dia. Além disso, quem tem insônia produz uma maior quantidade do hormônio grelina, uma substância que está associada à fome e à redução do gasto de energia. As pessoas que tem uma boa noite de sono queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou possuem um sono “fragmentado”.

– Combate da hipertensão: quando não temos uma boa noite de sono, nosso corpo reconhece essa situação com um estado de estresse, o que eleva a adrenalina no corpo e a pressão arterial. Quando as noites mal dormidas são frequentes, essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, causando hipertensão.

– Fortalecimento da memória: uma boa noite de sono ajuda a fixar as informações e conhecimento adquiridos durante o dia. Isso acontece por que é durante o sono que ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais. Assim, durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. Quem dorme mal tem dificuldade para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas.

– Prevenção da depressão: um estudo realizado com mais de dez mil pessoas, pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, constatou que as pessoas que costumam ter uma boa noite de sono (de 6 a 8 horas) têm menores riscos de desenvolver depressão e apresentam índices mais altos de qualidade de vida.

– Melhor desempenho físico: uma boa noite de sono estimula o organismo a produzir o hormônio GH, responsável pelo crescimento, manutenção do tônus muscular, diminuição do acúmulo de gordura, melhora do desempenho físico e combate à osteoporose. Como essa substância só começa a ser produzida cerca de meia hora após a pessoa dormir, aqueles que não dormem suficientemente apresentam dificuldades em sintetizar o hormônio.

– Controle do diabetes: pessoas que apresentam diabetes e não conseguem ter uma boa noite de sono tem maiores dificuldades em controlar a doença, pois é durante o período de descanso que o corpo estabiliza os índices glicêmicos. Pesquisa da Northwestern University, nos EUA, monitorou o sono de pessoas com diabetes durante seis noites. Os participantes com sono de má qualidade tiveram aumento de 23% nos níveis de glicose no sangue e 48% nos níveis de insulina.

– Menor risco de doenças cardiovasculares: a privação do sono e o sono fragmentado geram um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, o que eleva os riscos de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Farinha de maracujá: conheça este alimento que controla o colesterol e diabetes

Dificuldades para dormir? Aprenda como dormir melhor e com mais qualidade

DORMIR BEM : Sabia que uma boa noite de sono pode fazer milagres para sua saúde? Conheça os benefícios de dormir bem

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

8 Passos para dormir melhor