Dica do Nutricionista

Veja como a ingestão de álcool com moderação pode trazer benefícios

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

Ingerir álcool com moderação faz bem à saúde, atestam pesquisas e estudiosos no assunto. O vinho ajuda no desempenho sexual e a cerveja combate radicais livres. Existem ainda bebidas alcoólicas que fazem bem ao coração, como é o caso do vinho tinto.

Diversas pesquisas já comprovaram que o polifenol resveratrol, substância encontrada nas cascas e sementes de uvas, é capaz de frear mudanças no funcionamento do coração que acontecem com a idade.

álcool com moderação

Consumo de 660ml de cerveja após atividade física repõe líquido que foi perdido. Foto: Shutterstock

O resveratrol ativa o gene SIRT1, o mesmo acionado pela restrição calórica, interferindo na maturação das células gordas, no acúmulo de gordura e bloqueando a secreção de substâncias químicas inflamatórias das células de gordura. Esta substância também é capaz de bloquear a conversão de glicose em gordura nas células adiposas.

Além disto, o vinho contém mais de 200 tipos de polifenóis, que exercem função altamente antioxidante. O álcool com moderação funciona como um solvente extrator dessas substâncias. E não é mito: estudos comprovam que o vinho pode aumentar a libido sexual, principalmente no sexo feminino.

Benefícios do álcool com moderação

Ingerir álcool com moderação, como a famosa cervejinha, é capaz de gerar vários benefícios. Estudos comprovam que o consumo de 660 mililitros de cerveja após as atividades físicas repõe o líquido perdido durante a atividade, hidratando o corpo.

A cerveja conta com flavonoides, agentes que combatem os radicais livres e o ácido fólico, que previne o aparecimento de tumores e anemia. Mas como o álcool dificulta a absorção dos elementos, convém não exagerar.

A dose de cerveja máxima para homens é de até três latas e para mulheres, duas no máximo. Por isso, lembre-se de ingerir álcool com moderação. O corpo feminino produz álcool-desidrogenase, a principal enzima na decomposição do etanol, em menor escala. Por isso, a embriaguez nelas costuma acontecer mais rapidamente. No caso do vinho, é indicado um pequeno cálice por dia.

Ingerindo álcool com moderação, na dose recomendada, pode trazer ainda outros benefícios para a saúde, como diminuir o risco de doenças cardíacas, ajuda a prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais, diminui o risco de infartos, ajuda a controlar a pressão alta e a diminui o colesterol.

É importante lembrar que o individuo deve consultar seu médico para estabelecer se ele pode beber vinho e qual a melhor quantidade para sua condição física.

Entenda a fabricação do vinho e da cerveja

Agora que você já conhece os benefícios de beber álcool com moderação, saiba que parte deles depende da fabricação das bebidas. O vinho, por exemplo, é uma bebida alcoólica derivada da fermentação de uvas. Já a cerveja tem origem na fermentação de grãos, como o trigo e a cevada.

O processo de fermentação do vinho dura de duas a quatro semanas. No caso da cerveja a fermentação ocorre em tempo menor, de cinco a dez dias. Diferentemente da cerveja, a maior parte dos vinhos não é carbonada (exceto o champanhe e o espumante).

O teor alcoólico do vinho é, em média, duas vezes maior que o da cerveja. O vinho possui um teor alcoólico que pode variar de 10% a 15%, enquanto a cerveja possui um teor alcoólico médio de 4,8%.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como tratar o alcoolismo?

6 Mitos sobre o álcool desmascarados

Como combater efeitos no organismo do consumo excessivo de álcool

Uso abusivo do álcool leva ao divórcio, a menos que ambos os parceiros sejam alcoólatras

Cinco passos para reduzir o consumo de álcool nas festas de fim de ano

Conheça as alterações psiquiátricas causadas pelo álcool e pelas drogas

Como conversar sobre alcoolismo com adolescentes