Dieta

Comer batata doce: entenda os benefícios deste alimento para o seu organismo

Por Rafael Gonçalves 15/05/2014

Muito mais do que simplesmente dar mais energia, ao comer batata doce você pode estar fortalecendo também o seu organismo. Saiba mais! 

 

comer batata doce

 

A batata doce (ipomoea batatas), também conhecida como batata da terra ou batata da ilha, é originária dos Andes e se espalhou pelos trópicos e sub-trópicos de todo mundo.

Ela possui uma variedade de cores entre branco, amarelo, rosa e roxo, além de apresentar formas variadas. A intensidade da cor esta diretamente relacionada com a quantidade de beta caroteno, presente em sua casca. O Beta caroteno é utilizado pelo nosso organismo para sintetizar vitamina A. Vale ressaltar que as de cores rosas à roxas tem alta concentração de antocianinas, obtendo a mais alta taxa deste antioxidante das espécies.

Por curiosidade, assim como em outro legume como a cenoura, por exemplo, a atividade antioxidante esta mais concentrada em sua casca do que em sua polpa, fazendo diferença no modo de preparo usado na culinária. Segundo a EMBRAPA, a batata doce é considerada a 4ª hortaliça mais consumida no Brasil.

 

Porque comer batata doce?

 

Depois da apresentação, vamos explicar melhor qual a importância de comer batata doce no nosso planejamento alimentar. Sua principal característica, como qualquer outra batata, esta em proporcionar energia, sendo esta rica em carboidrato.

Mas podemos indicar outros benefícios de comer batata doce ao nosso organismo:

• Como protetor celular, já que tem em sua composição antocianinas e beta caroteno, o precursor de vitamina A, tendo grande influencia no fortalecimento do sistema imunológico;

• Ajuda no controle do diabetes, pois possui um baixo índice glicêmico. Isto é, sua liberação de carboidrato se torna gradual, com baixo impacto no nível sanguíneo de glicose, não havendo pico de ação da insulina, diferente do carboidrato simples, se tornando uma excelente fonte saudável de carboidrato;

• Contribui diretamente no controle do apetite, por ter em sua composição uma boa quantidade de fibras. Apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel – ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Ajudando aqueles que precisam controlar seu peso corporal.

Comer batata doce apresenta algumas diferenças com o consumo da batata comum. Veja na tabela abaixo:

 

comer batata doce

 

Sucesso entre atletas, e praticantes de atividade física este é um dos alimentos mais divulgados atualmente em academias e nas mídias sociais, fazendo parte do cardápio dos famosos.

E de onde vem este grande sucesso? 

Por ter carboidrato em sua composição, ou seja, um fornecedor de energia, sua presença na dieta se dá ao aporte gradual deste carboidrato por possuir um índice glicêmico baixo. Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, considerado baixo comparando ao do arroz branco que é 64 ou ao pão branco (71). Isto a torna ideal para ser consumida antes da sessão de treinamento.

Infelizmente muitas dietas surgem como milagrosas e por conceito acabam excluindo o carboidrato da alimentação diária, com a pretensão de acelerar o processo de perda de peso. Mas estes alimentos são responsáveis por nos dar energia, e não devem ser excluídos, sem critério, especialmente se você é um praticante de atividade física ou um atleta. Se você pensa em perder peso, invista no carboidrato certo, “do Bem”, como a batata doce.

Por ser uma ótima opção, não se pode esquecer que se trata de um carboidrato, e todo excesso será transformado em reserva, muito cuidado para não aumentar a quantidade de gordura corporal. Não existe uma dose diária recomendada. Ela deve ser calculada no plano alimentar individual, de acordo com o objetivo e necessidade de cada um.

A inclusão da batata doce na rotina do praticante de atividade física ou atleta depende de vários fatores que devem ser analisados por profissional habilitado, avaliando o equilíbrio dos nutrientes, o momento e a quantidade adequada do consumo. A batata doce pode ser cozida, assada ou na forma de purê, servem as mesmas combinações usadas com a batata inglesa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite