Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios da água! Ela promove faxina interna e mantém o equilíbrio do corpo

Por Redação Doutíssima 15/05/2014

Você já deve estar cansado de saber, mas nunca é demais repetir que o ser humano precisa ingerir água para sobreviver. Os benefícios da água são inúmeros e ajudam o indivíduo a manter uma vida saudável, prevenindo doenças e mantendo o equilíbrio do corpo.

Para tirar proveito de todos os benefícios da água, os médicos recomendam a ingestão de seis a oito copos de água por dia, o que corresponde de um litro a um litro e meio de água por pessoa. Beber água é indispensável para ter dias de energia e vitalidade, enfrentado a correria provocada por nossas tarefas.

Há processos metabólicos que só a água pura é capaz de realizar no corpo humano. Foto: Shutterstock

Há processos metabólicos que só a água pura é capaz de realizar no corpo humano. Foto: Shutterstock

Aproveite os benefícios da água

Você conhece todos os benefícios da água? A água é uma ferramenta fundamental para perder peso, sobretudo porque substitui sucos e refrigerantes, que contêm muito açúcar e calorias. Ela também pode eliminar ou reduzir a fome, pois, muitas vezes, pensamos que estamos com fome quando, na realidade, estamos com sede.

Aumentar a sua energia também é um dos benefícios da água. Se uma pessoa não beber água suficiente, pode ficar desidratada, o que leva a ficar sem energia, se sentindo muito cansada. Lembre-se que, se tem sede, está desidratado, o que significa que se sentirá esgotado, débil, enjoado e com outros sintomas de desidratação.

Outro sintoma de falta de água no organismo e, consequentemente, da desidratação, são as dores de cabeça. Quando se tem uma dor de cabeça durante o dia, pode ser motivada por falta de água. Então, anote mais um dos benefícios da água: seu consumo em quantidade suficiente diminuiu o risco de se ter dores de cabeça.

Outro dos benefícios da água é sua capacidade de melhorar a digestão e evitar prisão de ventre. O sistema digestivo necessita de uma boa quantidade de água para fazer a digestão de forma adequada. Frequentemente, beber água soluciona os problemas de acidez estomacal e a água, em conjunto com as fibras, pode curar a prisão de ventre que também é uma frequente consequência da desidratação.

Benefício físico

Um dos mais importantes benefícios da água se dá pela melhora do desempenho físico. Ficar desidratado diminuiu a sua capacidade de praticar exercícios. É recomendado beber água antes, durante e depois de realizar atividades físicas, melhorando o seu desempenho em sua prática desportiva.

Outro benefício da água é proporcionar uma pele jovem e saudável. Tomar água hidrata a pele. Comece a tomar água regularmente e na quantidade certa e verá que sua pele ficará mais radiante e suave. A água elimina as toxinas e limpa o seu organismo.

Tomar água também regula a temperatura corporal, combate acnes, espinhas e celulites, fortalece os cabelos, previne o corpo contra gengivites e doenças bucais, facilita o transporte de nutrientes pelo corpo, melhora o funcionamento dos rins, previne riscos de cálculos renais e diminuiu líquidos corporais.

Tomar água regularmente diminui a probabilidade de doenças e aumenta a expectativa de vida do ser humano. Nunca se deve substituir a água por sucos ou refrigerantes. Existem processos metabólicos que só a água pura é capaz de realizar no corpo humano. Adotar o hábito de beber água é a garantia de uma melhor qualidade de vida.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite