Qualidade de vida > Zen

Relaxe nas horas vagas! Encontrar um hobby traz equilíbrio e controle das emoções

Por Redação Doutíssima 15/05/2014

Estudos comprovam que encontrar um hobby e fazer uma atividade prazerosa no tempo livre disponível pode fazer de você mais produtivo durante o expediente de trabalho, além de afastar o estresse da sua vida. Este tipo de atividade recreativa não é indicada somente para crianças. Ter um hobby, algo que faça você ter prazer, proporciona inúmeros benefícios.

Encontrar um hobby é uma excelente maneira de passar o tempo, mas também é uma ótima forma de melhorar a sua saúde mental. De acordo com estudos, aqueles que leem, fazem algum artesanato, praticam uma modalidade esportiva ou usam o computador, diminuem a sua perda de memória em percentuais que variam entre 30% e 50%. Esse passatempo pode reduzir o estresse, ajudando você a relaxar.

Adotar um hobby pode reduzir a perda de memória em percentuais entre 30% e 50%. Foto: Shutterstock

Adotar um hobby pode reduzir a perda de memória em percentuais entre 30% e 50%. Foto: Shutterstock

Como encontrar um hobby

Apesar dos benefícios, nem sempre parece fácil encontrar um hobby mais adequado para o nosso estilo de vida. Um hobby pode ser qualquer coisa que você goste ou que tenha interesse. Aprender as capacidades necessárias faz parte do divertimento. Experimente um novo passatempo, ou um antigo ou faça uma pesquisa sobre o que você gosta.

Para encontrar um hobby, primeiro pense em algo que você sempre quis fazer e experimente logo que for possível. Você pode descobrir um novo hobby? Por exemplo, escrever, praticar algum esporte, exercícios de pintura, fazer um artesanato, entre outros.

Outro passo importante para se encontrar um hobby é sair da sua zona de conforto e tentar aprender algo novo todo mês. Uma das melhores maneiras de encontrar um hobby que combine com você é experimentar coisas novas. Muitas pessoas descobrem que gostam de coisas que nunca pensaram antes. Por exemplo, mesmo se você não tiver paciência, tente fazer um travesseiro bordado e, assim, poderá descobrir que bordar é divertido.

Faça uma lista de coisas sobre as quais você gosta de ler. Anote os tópicos de blogs, revistas e boletins de notícias que lê regularmente. Tente de uma a três coisas dessa lista cada semana. Em vez de ler sobre um assunto específico, inscreva-se nas aulas ligadas a este assunto como, por exemplo, natação, vôlei, futebol, culinárias, entre outros.

Tente passatempos que possam ser praticados em locais em que você goste de estar. Aquelas pessoas que gostam do ar livre podem tentar caminhar ou observar os pássaros. Já quem gosta de visitar novos lugares, talvez tenha em viagens o seu hobby considerado ideal. Tente fotografia ou pintura de paisagens, caso goste de observar a natureza.

Tente encontrar um hobby compatível com o seu cronograma e o seu orçamento. Você pode ficar desapontado se escolher uma atividade para a qual não tenha tempo ou não tenha dinheiro para pagar.

Por fim, outra boa opção para você encontrar um hobby é participar de um clube ou de organização que se dedica a um determinado hobby ou assunto. A maioria desses clubes têm integrantes experientes em sua área e que irão ajudá-lo a superar a fase de aprendizado. Sempre haverá alguém disposto a lhe auxiliar nos primeiros passos do seu novo hobby e fazer isto na companhia de amigos é muito mais agradável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!