Motivação

Dividir suas metas com quem você ama melhora o relacionamento

Por Redação Doutíssima 15/05/2014

Pesquisas mostram que dividir as nossas metas com pessoas da nossa família ou de círculos de amizades é capaz de melhorar os nossos relacionamentos. Divida suas metas com pessoas que você ama, nem que seja em uma conversa descontraída. Isso pode lhe deixar mais feliz e dar outra cara ao seu dia a dia.

Caso você divida suas metas com os amigos, por exemplo, terá um benefício grande. As amizades são valiosas e fazem muito bem ao ser humano. O apoio de pessoas queridas é fundamental para você seguir com seus objetivos, compartilhar ideias e dar boas gargalhadas. Com a ajuda delas, você sente motivação para ir adiante, além de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Sonhos e metas devem ser compartilhados, assim como os medos e as angústias. Foto: Shutterstock

Sonhos e metas devem ser compartilhados, assim como os medos e as angústias. Foto: Shutterstock

Estabelece e divida suas metas com pessoas que você ama, pois este é um modo de se sentir apoiado. De maneira geral, as pessoas necessitam de relações afetivas para manter a saúde emocional. É uma forma de realizar trocas de experiências, de refletir sobre si mesmo, de receber e de dar apoio. As trocas afetivas enriquecem e colorem a vida das pessoas.

Por isso, procure seus amigos e familiares. Não apenas para rir e para chorar, mas para compartilhar suas metas, contar seus objetivos e sonhos, seja no trabalho ou na sua vida pessoal.

Divida suas metas na sua vida

Sempre que um novo ciclo se inicia, a maioria das pessoas programa metas a serem atingidas. Porém, não adianta colocá-las no papel e esperar que elas sejam atingidas. Um dos primeiros passos é organizá-las. Experimente também este conselho: divida suas metas!

Um dos livros mais vendidos no Brasil é “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, de autoria de Gustavo Cerbasi. Em muitas das passagens da sua obra, ele recomenda que sonhos e metas sejam compartilhados, assim como medos e angústias.

O autor indica que o casal deve começar a construir planos de independência financeira juntos, por exemplo, simulando os custos mensais que teriam no futuro, quando casados. Para alcançar êxito nessa batalha, o livro é objetivo: divida suas metas!

Entenda o que são metas

Muitas pessoas confundem metas e tarefas, quando, na realidade, são conceitos distintos. A meta é o que você quer, já a tarefa é o que você tem de fazer para consegui-la. As metas têm de ser atingíveis, mas não muito fáceis. Mude e divida suas metas sempre que necessário. Quando atingir uma meta, fique feliz e estabeleça a próxima. São essenciais neste processo as perguntas-chave: “Essa meta é atingível?” e “Essa meta é desafiadora?”.

As metas devem ter um prazo, então, é interessante medir seu progresso e estabelecer uma data limite. Também é importante que você tenha um plano de ação. Este é o momento indicado para que você divida suas metas em escalas de menores a maiores. Analise as metas maiores e se questione o que o impede de atingi-las. Em seguida, estabeleça uma série de metas menores e mais específicas, o que lhe ajudará a vencer os obstáculos gradativamenteaté a meta mais desafiadora. Dividir isso com alguém que você gosta parece ser mais agradável, não é mesmo?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse