Dica do Nutricionista

Jantar em casa é uma opção mais econômica para uma refeição saudável

Por Redação Doutíssima 15/05/2014

Muito se fala sobre a importância de tomar um café da manhã completo, com a ingestão de todos os tipos de nutrientes necessários para começarmos bem o dia, com a disposição necessária para executarmos todas as nossas tarefas. O jantar, por sua vez, costuma ser uma refeição que recebe pouca atenção.

Para o jantar, são muitas as pessoas que têm o costume de substituir uma refeição pelo ato de beliscar guloseimas perdidas na geladeira. Há também quem opte por um lanche quase semelhante ao desjejum. Isso sem falar na turma que se satisfaz com o que sobrou do almoço. Como não é possível comer todas as noites em restaurantes, o jantar em casa é, sem dúvidas, a opção recomendada.

Jantar em casa é alternativa muito mais saudável, além de fazer bem ao bolso. Foto: Shutterstock

Jantar em casa é alternativa muito mais saudável, além de fazer bem ao bolso. Foto: Shutterstock

De imediato, jantar em casa pode ser uma alternativa muito mais saudável, além de fazer bem ao bolso. Para dar a este momento a atenção que ele merece, é preciso seguir algumas dicas relativas a horários, assim como sobre o que se deve comer à noite e a quantidade recomendada.

A melhor opção para jantar em casa

Se você optar por jantar em casa, tente realizar a refeição entre sete e nove horas da noite. Você pode comer pratos quentes como arroz, feijão, carne, verduras e legumes, mas também poderá fazer um lanche com ingredientes saudáveis, como pão integral, queijo branco ou algum outro tipo de proteína, frango desfiado, carne fatiada, atum, folhas e legumes crus, entre outros.

A sopa também é uma boa pedida para um jantar em casa. No entanto, assim como ocorre com as demais sugestões, é interessante que ela seja acompanhada não apenas por verduras e de legumes, mas também por um tipo de carne e apenas uma fonte de carboidrato (pão, macarrão, batata, mandioca, mandioquinha, arroz).

Se você prefere beber uma vitamina, além do leite e frutas, não esqueça de acrescentar um tipo de cereal, como a aveia, por exemplo.

A quantidade é o grande segredo para manter o corpo em forma. Então, ao jantar em casa, faça uma refeição com alimentos variados, mas não exagere na quantidade, um pouco de cada já é suficiente. Comer muito na última refeição pode resultar em uma noite de sono agitada, incluindo os desagradáveis pesadelos.

Durante o jantar em casa, prefira tomar água ou suco natural de frutas, mas não beba mais do que um copo pequeno. Consumir líquidos em excesso durante as refeições faz com que a digestão se torne mais lenta. Também evite refrigerantes e bebidas gaseificadas, já que o gás presente nelas pode causar flatulência. Um queijo branco ou alimentos à base de soja são outras boas opções para este momento.

O que evitar num jantar em casa

No período noturno é quando o organismo está desacelerando, o metabolismo fica mais lento e é preciso ingerir alimentos leves para evitar problemas como refluxo, gastrite ou até mesmo insônia. Ou seja, o sistema digestivo do corpo humano não foi preparado para trabalhar a todo vapor nesse momento do dia.

Ao preparar o seu jantar em casa, lembre-se que frituras e preparações muito gordurosas, como feijoada e dobradinha, podem provocar azia e má digestão e, dessa forma, causar também aquela inquietação durante o sono. O feijão e outros grãos também podem ser evitados para que não causem flatulência.

Para a sobremesa da noite, prefira uma fruta ou uma doce mais leve, como gelatina ou preparações com frutas. O importante é que a fonte de proteína seja de digestão simples, também com o objetivo de evitar desconfortos gástricos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite