Quando algo de ruim acontece, como uma demissão no trabalho, o fim de um relacionamento, a confirmação de uma doença ou até mesmo um acidente, é normal gastar um bom tempo se lamentando e se questionando por que aquilo aconteceu. É natural, mas deve ser evitado: é preciso brigar contra esse sentimento e aprender a dar a volta por cima. É o que fazem as pessoas otimistas.
Valorizar as conquistas aumenta a autoestima e atrai energias positivas. Por isso, cada mudança na vida merece ser compartilhada com amigos, marcada na agenda e espalhada pela casa com bilhetinhos.
Tudo é válido para festejar as coisas boas da vida. Pessoas otimistas sentem uma constante satisfação que vai servir como motivação para ir adiante e incentivar outras pessoas a seguirem o seu exemplo. Quando conseguimos algo que nos parecia difícil, o prazer é enorme e a sensação de vitória nos deixa radiantes.
Seja uma entre as pessoas otimistas
Para identificar se você está entre as pessoas otimistas, observe quantas outras estão ao seu redor e há quanto tempo. Ninguém aguenta ficar perto de quem está sempre de baixo astral. Ser otimista só atrai energias positivas para a sua vida e para sua saúde.
Pesquisas mostram que os otimistas, além de serem mais felizes, também vivem mais que os pessimistas. Estes estudos indicam que as pessoas pessimistas tendem a apresentar pressão arterial elevada e índices mais altos de colesterol ruim, ao contrário de pessoas otimistas, que correm menos riscos de desenvolver uma doença cardíaca e, por este motivo, podem viver mais.
Quatro passos das pessoas otimistas
Quer integrar o time das pessoas otimistas? Então, comece a sorrir. Este é o primeiro passo. Você atrai o que transmite, então, sorrir para as pessoas vai fazer você atrair simpatia. O pessimista acha que o mundo inteiro está de implicância com ele e, na maioria das vezes, fica com a cara fechada.
Compartilhar a felicidade com os amigos é a melhor forma de sermos pessoas otimistas. Ninguém vive e nem consegue ser feliz sozinho. Dependemos do olhar e do reconhecimento do outro desde que nascemos. Amigos nos fazem ver além do nosso pequeno mundo. São pessoas diferentes de nós com quem nos identificamos.
Comemore suas conquistas: o que você realiza na vida não é apenas uma questão de sorte ou acaso, mas de batalhas. Acreditando nisso e valorizando seus próprios feitos, além de aumentar a autoestima, você também será uma pessoa mais feliz.
Também busque diminuir os seus problemas. Os pessimistas sempre acham que seus problemas são os piores do mundo. Pense sempre que a questão não é tão grave e que você vai conseguir resolvê-la. Você verá que, dessa maneira, o seu mundo ficará mais leve.
Agora, a dica final das pessoas otimistas: saber dar a volta por cima em situações difíceis, enfrentando os problemas com bom humor e pensamentos positivos. Nem sempre estamos nos nossos melhores dias. Isso é natural, mas não deixe o desânimo tomar conta. Tenha um dia a dia mais otimista e viva melhor!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como combater o estresse de todos os dias
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais
Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade
Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade
Guia da meditação em 3 minutos
Ter fé ajuda no tratamento de câncer?
Aprenda a identificar a depressão infantil
7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar
A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje