Qualidade de vida > Zen

Caminhar descalço, respirar ar puro… Saiba como combater o estresse naturalmente

Por Redação Doutíssima 16/05/2014

Você já pensou em combater o estresse naturalmente? Uma das opções pode ser começar pela prática de novos hábitos e comportamentos. Esse novo estilo de vida, pode lhe proporcionar uma forma de viver mais tranquila e com maior longevidade.

Para combater o estresse naturalmente, você pode começar sendo mais disciplinado: organize sua vida. Isso lhe dará a sensação de controle e paz de espírito.

Busque organizar sua vida: isso lhe dará sensação de controle e paz de espírito. Foto: Shutterstock

Busque organizar sua vida: isso lhe dará sensação de controle e paz de espírito. Foto: Shutterstock

Diante do nosso cotidiano atribulado, ao invés de reclamar que está sempre cheio de coisas para fazer, faça uma lista para se lembrar de tudo. Quanto à bagunça em casa, tire um tempo para colocar as coisas em ordem. A desorganização pode nos deixar instáveis.

Outra opção para quem preferir partir pela religião, seja ela qual for, é a oração. Esse é um grande remédio buscar intimidade com a sua própria fé, tranquilizando e dando um novo direcionamento à sua vida.

A meditação entre 15 e 30 minutos por dia é fundamental. Esse tempo permite que seus pensamentos corram livres ou se possibilitam a você se concentrar apenas na sua respiração, lhe proporcionando combater o estresse naturalmente.

Busque combater o estresse naturalmente

Ao tomar a iniciativa de combater o estresse naturalmente, você deve atentar para novas atitudes, como praticar exercícios diários ao sol, antes das 10 da manhã ou após as 16 horas. Além disso, exercícios de relaxamento são bem-vindos. Existem muitas modalidades e estilos, então, escolha um que mais se adapte ao seu jeito e com certeza lhe fará muito bem.

Não se esqueça de beber no mínimo de dois litros de água por dia, pois isso evitará que você fique desidratado. Diga não ao cigarro e evite as bebidas alcoólicas. Assim, você se manterá longe de problemas com a nicotina, de complicações de ordem cardiovascular e pulmonar e, de quebra, numa segunda fase, evitará ataques contra seu cérebro que podem desencadear a depressão – principalmente se houver habitualidade no vício.

Outras dicas

As dicas para combater o estresse naturalmente não param por aí. Dormir no mínimo 8 horas diárias e ir para a cama até no máximo às 22 horas pode ser revigorante. O horário máximo para despertar seria às 6 horas da manhã. Após esse horário, o sono já se torna depressivo e desvitalizador.

Experimente tomar um banho morno ou frio pela manhã. Isso melhora o despertar devido ao choque térmico, ou prefira o banho quente à noite, provocando a vasodilatação, o que vai lhe ajudar a relaxar, facilitando o sono.

Faça passeios ao ar livre, isso não é perda de tempo. Visite jardins, montanhas, rios, região de lagos, praia e serra. Aproveite e convide pessoas do seu círculo familiar e social. Pense sempre no descanso e relaxe. Esteja alheio a qualquer tipo de preocupação quando estiver junto à natureza.

Evite o uso de aparelhos eletrônicos no período da noite, inclusive dos celulares e internet. Se não puder evitá-lo, ao menos limite o uso, pois isso evitará a insônia. Desconecte-se nos momentos de folga. Viva o momento e esqueça seus problemas, incluindo os de trabalho.

Por fim, ainda para combater o estresse naturalmente, faça a última refeição por volta das 18 horas e evite alimentos pesados. Dê preferência a lanches leves, sopas e massas. Tome chás com regularidade, principalmente de maracujá, camomila e erva cidreira, que são relaxantes e eliminam a ansiedade. Evite o chá mate e o chá preto, que provocam o efeito contrário, por serem compostos por cafeína.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

A ordem do dia é relaxar. Descubra os benefícios do relaxamento para a sua saúde e fique zen!

10 Dicas para conseguir relaxar nas férias

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Dicas para reduzir o estresse

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Como combater o estresse de todos os dias

10 Dicas para dormir bem todas as noites