Muitas vezes o que nós comemos pode mudar mais a nossa vida do que imaginamos. Entenda como os alimentos podem alterar nossa fertilidade e desejo sexual

 

fertilidade e desejo sexual

 

A libido, apesar de ser considerada tabu, faz parte da saúde em geral. As alterações no desejo sexual podem ser consequências do uso de alguns medicamentos, patologias físicas e psicológicas e provenientes da alimentação. Os alimentos interferem diretamente sobre o funcionamento do organismo, e portanto, também sobre a fertilidade e desejo sexual.

Alguns nutrientes presentes nos alimentos podem melhorar ou prejudicar a libido, alterando o desempenho sexual, tanto em homens como em mulheres. Contudo, alguns alimentos popularmente considerados “afrodisíacos” (testículos de boi, por exemplo) nem sempre possuem nutrientes que alteram o desejo sexual, fisiologicamente.

Neste caso, existe o que chamamos de efeito placebo. Ou seja, o consumo de tal alimento é carregado de simbolismo erótico transmitido ao longo de gerações e crenças. Assim, se um indivíduo ingere determinado alimento em que acredita que aumentará seu apetite sexual, talvez, de fato, aconteça. O melhor desempenho sexual, nesses casos, é devido estímulo psicológico.

 

O que pode aumentar a fertilidade e desejo sexual

 

Deixando de lado o efeito placebo, inúmeros alimentos contribuem fisiologicamente para a fertilidade e desejo sexual, pois alteram os níveis de alguns hormônios e neurotransmissores. Certos nutrientes aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando a sensibilidade nas áreas erógenas do corpo. Favorecem maior produção e liberação de neurotransmissores (como a serotonina) e de hormônios sexuais, melhorando a estimulação sexual. Alguns nutrientes também influenciam na produção e mobilidade dos espermatozoides e na lubrificação vaginal.

O contrário também ocorre. Uma dieta rica em açúcares e gorduras diminuem o fluxo sanguíneo (e, portanto, as artérias perdem flexibilidade) e os níveis de testosterona. O colesterol e a glicose alteram a resposta sexual, o que também explica a diminuição da libido em pacientes obesos, diabéticos e hipertensos.

As bebidas alcoólicas também estão na lista, apesar de causarem uma falsa impressão de excitação sexual, são depressoras do sistema nervoso central, causando desconcentração e disfunção erétil (impotência). A soja, se consumida em excesso, principalmente por homens, alteram os níveis de testosterona, também diminuindo a libido.

A ingestão de nutrientes que melhoram a fertilidade e desejo sexual não fará de um indivíduo uma “máquina do sexo” e deve basear-se em evidências científicas, proporcionando não somente aumento da libido, mas a recuperação da saúde em geral. Consultar um nutricionista é essencial para adequar uma dieta às suas necessidades, incluindo as de caráter sexual.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?


DEIXE UMA RESPOSTA