Medicina Alternativa

Entenda como a acupuntura pode ajudar no tratamento da artrose

Por Flavia Macedo Parente 16/05/2014

A acupuntura no tratamento da artrose atua tanto no alívio da dor quanto na causa da desarmonia durante as crises da doença. Saiba mais! 

 

tratamento da artrose

 

Artrose e acupuntura possui um relacionamento satisfatório comprovado por estudos no mundo inteiro. Canadá, Estados Unidos, Brasil, China e muitos outros países apresentam estudos que comprovam a eficácia da acupuntura no tratamento da artrose.

Vamos primeiro entender um pouco a artrose, doença que apresenta outros nomes também comuns: osteoartrose, AO e processo degenerativo da articulação. Mas o mais conhecido é realmente a artrose. Trata-se de um processo de degeneração ou redução das cartilagens que se encontram nas extremidades ósseas, onde se encontram com outros ossos, ou seja, nas articulações. Esta cartilagem tem a função de reduzir o atrito entre os ossos. A artrose pode ocorrer em qualquer articulação, mas as mais acometidas são joelhos, coluna vertebral, quadril, dedos das mãos e dos pés.

As causas da artrose são o processo degenerativo natural do envelhecimento, genética, aumento de peso, fraturas, lesões e uso excessivo das articulações, como em trabalhos repetitivos e atletas. Seus sintomas são dor, rigidez matinal e deformação das articulações.

 

O tratamento da artrose com a acupuntura

 

A acupuntura atua na artrose através de duas vertentes: a primeira é através da analgesia, e a segunda na causa da desarmonia. A analgesia é realizada através de técnicas específicas que incluem acupuntura, auriculopuntura, eletroacupuntura, magnetoterapia (uso de ímãs nas regiões dolorosas) e stiper (uso de pastilhas de silício nas regiões dolorosas).

O tratamento da artrose é longo e são necessárias algumas sessões para se começar perceber o resultado. A artrose entra em quadro de dores crônicas, por isso a duração do tratamento ser maior, tornando-se necessário um acompanhamento. Primeiramente realizamos uma série de sessões com a intenção de reduzir a dor e depois, de tempos em tempos, o paciente retorna para manutenção.

A outra linha de tratamento é a origem da desarmonia, em que para cada uma das causas existe um objetivo da Medicina Chinesa. Quando é um processo de envelhecimento natural ou a genética que propicia tal desequilíbrio, entendemos que esta desarmonia encontra-se no Elemento Água. Quando a causa está no aumento de peso que durou muito tempo, ou seja, obesidade de longa data, entendemos que a desarmonia encontra-se em Terra. Assim, cada uma das causas terá um tratamento diferente na acupuntura.

Apesar de toda esta atenção da acupuntura ela é ainda uma parte do tratamento. É importantíssimo o acompanhamento médico, manter-se sem sobrepeso, praticar exercícios físicos, principalmente de fortalecimento da musculatura que envolve a articulação acometida. Deve-se, também, realizar exercícios isométricos (sem movimento da articulação) e manter uma boa alimentação, que ganha ainda mais importância dependendo do elemento acometido. Procure um acupunturista para entender melhor o seu quadro e conheça os benefícios da acupuntura no tratamento da artrose.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de dsco? Acabe com suas dúvidas agora!

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

5 Hábitos para uma vida saudável

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos