Motivação

Pensamentos positivos melhoram a qualidade de vida e podem trazer tranquilidade

Por Redação Doutíssima 16/05/2014

Nem sempre estamos nos nossos melhores dias. Às vezes, nos sentimos desanimados e sem preparação para resolver os problemas que temos que enfrentar. É natural, faz parte da vida, mas não é algo sem solução. Manter pensamentos positivos é essencial para a dar um rumo à sua carreira e vida pessoal.

Os pensamentos positivos fazem com que o seu cérebro se sinta mais preparado para receber novidades e boas notícias. O otimismo, além de fazer bem, também desperta a sua mente para novas possibilidades. Quando pensamos de forma negativa, as chances de perder boas oportunidades se tornam maiores.

Pensamentos positivos melhor preparam seu cérebro para receber boas notícias. Foto: Shutterstock

Pensamentos positivos melhor preparam seu cérebro para receber boas notícias. Foto: Shutterstock

Os pensamentos positivos estruturados e contextualizados com as circunstâncias que enfrentamos durante a vida, promovem a construção de soluções. Orientados para os problemas que queremos ver resolvidos, minimizados as coisas ruins. Os pensamentos positivos permitem usarmos o nosso lobo frontal, acionando as funções executivas, como automonitorização, autorregulação, planejamento, avaliação e resolução de problemas.

Tenha pensamentos positivos

Devemos aprender a monitorar e ter controle sob os pensamentos negativos que, automaticamente, aparecem em nossa mente. Eles podem parecer pequenos e insignificantes, mas representam uma armadilha, porque tendem a acumular-se e a prejudicar todo o nosso modo de pensar.

Quando conseguimos criar o hábito de ter pensamentos positivos, o resultado é um sentimento geral de otimismo, bem estar e autoconfiança elevada.

Pensamentos positivos nos trazem benefícios como o crescimento pessoal, a maior motivação, energia e alegria de viver e também uma sensação geral de estar vivendo plenamente os acontecimentos da nossa vida.

Utilizar pensamentos positivos nem sempre se relaciona apenas com satisfação. Mesmo perante situações de perda, como catástrofe e infortúnio, é possível pensar de forma positiva. Isto depende de interpretarmos o pensamento positivo por aquilo que ele na verdade representa em termos de utilidade de raciocínio.

Solução perante dificuldades

A utilidade de pensarmos de forma positiva perante algumas dificuldades da vida tem a ver com a capacidade de utilizarmos os nossos recursos (experiências de vida, autoconhecimento, formas de relacionamento com os outros, crenças, estratégias mentais, valores, entre outros) orientados para a possível solução do problema, situação ou perda.

Quando adotamos o hábito de ter pensamentos positivos certas coisas construtivas começam a acontecer. Eles podem fazer você vai se sentir mais confiante, começando a lidar melhor com situações estressantes. Também possibilitam que você desenvolva uma visão mais otimista sobre a vida e comece a aproveitá-la mais, podendo se tornar mais alegre e encontrar formas de motivação.

Algo que você pensava anteriormente que era impossível de realizar pode começar a parecer mais ao seu alcance. Você vai começar a querer experimentar coisas novas e desconhecidas por acreditar que consegue promover ações que o colocam no caminho do sucesso ou do alcance dos seus objetivos.

Também vai achar mais fácil fazer novos amigos, provavelmente devido à sua tolerância com as outras pessoas ter aumentado e devido ao fato de você poder se sentir mais feliz consigo mesmo e com sua vida. São os milagres dos pensamentos positivos. A primeira coisa que você deve fazer é acreditar que pode mudar a maneira como pensa e, consequentemente, mudar a forma como sente e age.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse