Esporte

10 passos para ter um corpo saudável sem mudar radicalmente

Por Redação Doutíssima 17/05/2014

Ter um corpo saudável é desejo de alguns, obsessão de outros, mas uma necessidade para todos. É preciso ver nosso corpo como uma máquina frágil e cheia de engrenagens, as quais dependem uma da outra para seu funcionamento adequado.

O primeiro passo para se ter um corpo saudável é praticar exercícios físicos com frequência. Além disso, adotar bons hábitos à mesa também é recomendado por especialistas. E você, sabe o que é preciso para ter um corpo saudável?

Primeiro passo do corpo saudável é praticar exercícios físicos com frequência. Foto: Shutterstock

Primeiro passo do corpo saudável é praticar exercícios físicos com frequência. Foto: Shutterstock

Os 10 passos de um corpo saudável

1. Caminhada: não há melhor forma de iniciar a busca por um corpo saudável. A caminhada é o melhor remédio para aquelas pessoas que não querem abusar dos exercícios. Caminhe três vezes por semana em um ritmo moderado durante, pelo menos, 30 minutos – sem esquecer de alongar antes e depois do exercício. A atividade física é necessária para manter os músculos, ossos e uma mente saudável.

2. Respiração: controlar a respiração e a ansiedade é outro fator para se ter um corpo saudável. Pessoas ansiosas e nervosas normalmente tem a pressão arterial alta e, para relaxar, devem adotar técnicas de respiração. Aprender a respirar com o diafragma é o melhor remédio.

3. Cuide do que come: uma alimentação saudável é um dos principais passos para um corpo saudável. Evite alimentos como frituras, gorduras, com muito conservantes, congelados e controle o excesso de açúcar.

4. Coma frutas e verduras: para se ter um corpo saudável, é preciso comer frutas, verduras e legumes diariamente. As frutas devem ser ingeridas entres as principais refeições, diminuindo o consumo de alimentos calóricos.

5. Beba muita água: nada de refrescos, bebidas açucaradas, nem sumos embalados. O corpo humano precisa ingerir, por dia, dois litros de água potável. Para quem tem intestino preso, o consumo de água melhora a azia e prisão de ventre.

6. Beba também chá verde: cardiologistas recomendam ingerir de dois a três copos de chá verde por dia, o que representa meio litro de água. O chá verde auxilia na perda de peso, diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose e aterosclerose.

7. Ingira fibras: este é outro fator importante para se ter um corpo saudável. Além de regularizar o intestino, as fibras previnem muitos tipos de câncer do aparelho digestivo.

8. Durma bem: é importante não só para recuperar as energias gastas, mas também para relaxar o corpo e aliviar as tensões, mantendo seu corpo funcionando adequadamente. Estudos comprovam que pessoas que dormem menos têm mais risco de obesidade e de doenças cardíacas.

9. Cuide de mente: a mente também é um fator fundamental para um corpo saudável. Mantenha atitude positiva, reduza as preocupações e o estresse. Concentre apenas a sua energia em resolver problemas que estão ao seu alcance e desfrute um pouco mais de coisas e pessoas que ama.

10. Mude agora: não espere que uma doença apareça para mudar seus hábitos e adotar um estilo de vida saudável. Ter um corpo saudável é sim se sentir bem e confortável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?