Esporte > Guia da Corrida

Gaste energia e lucre em disposição! Encontre um esporte que te agrade e movimente-se

Por Redação Doutíssima 17/05/2014

A melhor maneira de se manter saudável é aliar uma alimentação equilibrada à prática de exercícios. Para se manter em movimento e incluir o cuidado com a saúde na sua rotina, é importante que você gaste energia com algo prazeroso, como um esporte de que você goste, por exemplo.

Encontrar um esporte preferido é uma descoberta para uma vida! Os esportes permitem que você gaste energia, faça amigos e ainda se divirta. Mas se você ainda não descobriu qual é o seu esporte preferido, nós iremos dar aqui algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.

Escolha um esporte que se adéque às suas preferências pessoais e limitações. Foto: Shutterstock

Escolha um esporte que se adéque às suas preferências pessoais e limitações. Foto: Shutterstock

Gaste energia no esporte

Primeiramente, é preciso escolher um esporte que se adéque às suas preferências pessoais e possíveis limitações. Por isso, antes que você gaste energia instintivamente, é essencial procurar um médico para avaliar suas condições físicas.

Um educador físico também poderá ajudar, preparando o seu corpo para a prática esportiva e, assim, impedindo futuras lesões. Além disso, uma boa leitura sobre o novo esporte irá ajudar você a aprender um pouco sobre as regras ou técnicas existentes.

Além de permitirem que você gaste energia e ganhe disposição, os esportes são ótimos meios de socializar. Por isso, é importante também procurar amigos para acompanhar você nesse novo desafio e verificar as atividades oferecidas na sua cidade, bairro, faculdade ou escola. Dessa maneira, não serão necessários grandes deslocamentos, que poderiam resultar em desistência posterior.

Com as rotinas cada vez mais corridas, às vezes, pode se tornar um grande desafio incluir uma atividade esportiva na agenda, para que se gaste energia com regularidade. Por esse motivo, é preciso que a pessoa esteja determinada a fazer do esporte um hábito, de fato. É importante ver a prática esportiva como um momento só seu, para cuidar do seu corpo, relaxar e se divertir.

Se o esporte envolver algum custo, calcule-o e veja se consegue encaixá-lo ao seu orçamento mensal. Alguns esportes vão precisar apenas de um bom par de tênis, outros já exigem que o praticante gaste com equipamentos e uma manutenção periódica. Consulte um amigo que já pratica o esporte para pegar algumas dicas sobre esses custos.

Outras dicas

Observe como você se sente física e emocionalmente no dia após a sua primeira experiência. Um esporte deve fazer com que você gaste energia e também relaxe. Algumas dores musculares podem aparecer, já que você não está acostumado àquela prática. No entanto, se durarem vários dias ou limitarem algum movimento, é aconselhável procurar um médico.

Inclua o novo esporte em, pelo menos, dois dias da sua semana para que o seu corpo se acostume com a prática e para que você tenha um desenvolvimento muscular. À medida que sua técnica for avançando e os resultados físicos aparecerem (como a melhora do tônus muscular), o número de dias pode aumentar. Afinal, ser apenas um “atleta de fim de semana” não vai fazer bem à sua saúde.

Para que você gaste energia, é bacana também diversificar os esportes, para condicionar partes diferentes do corpo. Além disso, quanto mais opções você tiver, mais fácil será encontrar o esporte realmente ideal para você.

Por último, não espere sempre ser perfeito no esporte: tente seu melhor, mas vá com calma. Os excessos não são nada benéficos e podem resultar facilmente em uma lesão. Por isso, tenha sempre um praticante experiente para orientar você e consulte com um médico regularmente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse